Durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada ontem, no auditório da FACIME, foi aprovado o desligamento de uma equipe do Programa de Saúde da Família do município de Água Branca. Também foi aprovada a suspensão de mais três equipes do PSF nos municípios de Murici dos Portelas e Flores do Piauí. As principais irregularidades encontradas foram as seguintes: existência de um profissional atuando em duas ou mais equipes simultaneamente; profissionais que não estavam cumprindo carga horária estabelecida; e a existência de equipes incompletas (sem médico ou enfermeiro) por um período igual ou superior a 30 dias. Essas equipes do PSF suspensas foram penalizadas por 60 dias, e dentro desse prazo os gestores municipais têm que corrigir as irregularidades existentes, caso contrário o gestor estadual do SUS também irá pedir na Bipartite o desligamento dessas equipes do PSF. Na reunião, o secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, afirmou que tem recebido denúncias de médicos que nunca trabalharam em um determinado município mas estão na lista da equipe do PSF. Foi o que aconteceu, por exemplo, no município de Água Branca. “Fizemos uma seminário para conscientizar os gestores da necessidade de cumprirem as regras do PSF. Alguns municípios foram notificados dessas irregularidades e sabiam que tinham um prazo de um mês para corrigí-las, mesmo assim não fizeram nada. É preciso ter decisões, caso contrário vamos continuar tendo profissionais fazendo de conta que estão trabalhando no PSF, prefeitos e secretários fazendo de conta que estão cumprindo com o dever e apontando resultados positivos, quando na verdade a filosofia do programa está sendo deformada. Eu não posso ficar omisso diante disso”, enfatiza Nazareno. O secretário de saúde do município de Água Branca, conhecido como Sales, ainda explicou que existem seis equipes de saúde trabalhando, sendo que uma fica na zona rural, numa comunidade localizada há 12 Km da sede, o que tem dificultado a permanência de médicos na região. Ele afirmou que teve que trocar três vezes o médico dessa equipe, porque eles alegavam dificuldade de locomoção, que o local não tem saneamento básico. Os integrantes da comissão optaram pela desqualificação dessa equipe e acharam que seria melhor criar uma equipe de agentes comunitários de saúde nessa localidade porque o secretário alegou que é importante para a comunidade. A suspensão de uma equipe do PSF do município de Inhuma também estava na pauta para ser suspensa, mas a secretária municipal de Saúde reverteu a situação quando explicou que ocorreu um erro operacional, por isso, o nome do ex-médico que prestava serviço na equipe continuava como se ainda tivesse trabalhando.