Sobre as declarações do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, relacionadas à discussão do projeto de equipamento do pronto-socorro municipal de Teresina, o secretário Nazareno Fonteles esclarece que o projeto não foi incluído na pauta da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) porque pela relevância do mesmo deveria primeiro ser discutido, para que todos os integrantes da Bipartite tivessem conhecimento devem o não votar. “Um projeto dessa complexidade tem antes que passar por uma discussão técnica, e o mais adequado seria primeiro instruirmos os membros da comissão e depois fazermos uma discussão ampla, antes de decidirmos”, declara. O secretário ainda informou que a Bipartite convocou uma reunião extraordinária para o próximo dia 04, somente para discutir essa temática, o que não quer dizer que o projeto será votado nessa data. Nazerno lembrou também que durante a aula inaugural do curso de especialização em Saúde da Família, na FACIME, o próprio gestor municipal do SUS, Sílvio Mendes, finalizou a aula dizendo que o pronto-socorro municipal seria um assunto de muitas conversas entre o gestor municipal e o estadual do SUS, no entanto, Fonteles alega que nunca foi procurado pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde para tratar sobre o assunto. “Como é que nunca conversamos sobre o assunto e ele quer que o projeto seja votado logo na Bipartite”, questiona Nazareno. Ele também acrescenta que na última reunião da Bipartite foi criticado por outros secretários de saúde e pelo próprio Sílvio Mendes porque estava trazendo projetos na pauta que não estavam tendo tempo suficiente para discussão. “Então resolvemos colocar os projetos maiores antecipadamente para os membros da comissão, mas, para minha surpresa, fui atropelado por um mesmo erro do qual eu havia sido criticado. A gente precisa ser coerente com o que propomos”, ressalta o secretário.