Representantes das dezessete regionais de saúde do Estado estiveram reunidos hoje (segunda-feira), na Escola Fazendária, para discutir a nova estrutura da Secretaria Estadual de Saúde e como garantir a regionalização das ações da pasta. No encontro, o secretário de Saúde, Nazareno Fonteles falou da necessidade urgente da descentralização das ações de saúde e da importância dos gerentes e coordenadores regionais mudarem seu pensamento no que se refere ao conceito de saúde. "O entrosamento com da sede da Secretaria de Saúde com as regionais é de grande importância porque só isso vai garantir uma regionalização pensada. Para isso precisamos fazer uma modificação no nosso pensamento sobre o nosso papel, a nossa missão. Precisamos pensar a saúde como um mecanismo integral, sem distinguir a clínica da saúde pública. Ela abrange desde aulas com a noção de higiene até os tratamentos mais complexos", enfatizou o secretário. Nazareno ainda ressaltou que a partir do próximo semestre o Governo do Estado vai viabilizar um curso de gestão hospitalar para todos os diretores dos hospitais estaduais. "Nós estamos estudando junto ao governo essa possibilidade. A nossa idéia é que a partir do segundo semestre possamos começar a garantir esse curso para os nossos diretores", disse. Na reunião ainda falaram e tiraram dúvidas dos coordenadores regionais os representantes das diretorias de: Apoio à Descentralização, Vigilância e Atenção à Saúde, Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria, Vigilância Sanitária, Recursos Humanos, Gestão Hospitalar além da Coordenação de Manutenção e Segurança e a Gerência de Tecnologia e Informação. De acordo com o diretor de Apoio à Descentralização, Geraldo Magela, a reunião também tem como objetivo atualizar os gerentes sobre as mudanças estruturais na Secretaria depois da reforma administrativa. "Essas reuniões têm grande importância. Como houve uma reforma administrativa nós convocamos todos os gerentes e coordenadores para discutirmos com eles o papel que as gerências e as coordenações regionais vão exercer dentro de uma visão de descentralização das ações de saúde. A partir daí nossa idéia é que as regionais comecem a se capacitar para exercerem seu papel em nível regional", explica Magela. Ele ressalta que já está em andamento o processo de descentralização das ações de saúde no Estado. "A descentralização já está em fase operacional. Estamos preparando toda a equipe das regionais para começar a trabalhar dentro do processo de reorganização da assistência de saúde no Estado do Piauí", ressalta o diretor.