Foi realizada nesta terça-feira (24/06), no auditório da Fazenda, a assinatura do “Termo de Adesão” das primeiras seis localidades, de três municípios do Estado, com o Programa de Saúde e Saneamento Básico da Área Rural do Piauí. As comunidades que assinaram o termo de adesão Malhada Grande e Buriti do Rei (do município de Oeiras), São João da Varjota e São Miguel (São João da Varjota), Marrecas e Mourões (Colônia do Piauí). Através da assinatura desse termo de adesão o Prosar irá construir, melhorar, e/ou reconstruir o sistema de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário dessas localidades que aderiram ao programa. Além disso, ainda será promovida a organização, o desenvolvimento associativista, a educação sanitária e ambiental da comunidade, no período de vigência do Programa. Durante a solenidade, o secretário de Saúde, Nazareno Fonteles, destacou o seu otimismo pelo Prosar, e ressaltou a importância do projeto para melhoria da qualidade de vida das pessoas, ele também considera positivo o fato do sistema de água potável e esgoto poder ser gerido pela própria comunidade. “Uma obra coletiva tem-se mais oportunidade de corrigir erros. Esse programa também é muito importante para despertar o SUS quanto à importância de se investir em saneamento, e assim diminuir os problemas ligados à saúde”, destaca o secretário. O Prosar é resultante de uma cooperação financeira oficial entre Brasil e Alemanha, através de um convênio estabelecido entre o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) e o banco alemão KFW. O programa tem como objetivo contribuir de forma sustentável para a melhoria das condições de saúde na área de atuação, visando o atendimento da população com água potável e eliminação dos dejetos através do sistema de esgotamento sanitário e/ou fossas sépticas. A assinatura dos convênios firmados fez parte da “I Reunião Ampliada Regional”, que visa integrar as administrações municipais ao contexto de implantação do Prosar nas localidades a serem atendidas (1º lote). Além dessas seis comunidades, mais quatro comunidades estarão assinando o termo de adesão até o mês de agosto, sendo que até o final do ano serão beneficiadas 18 localidades, envolvendo um total de recursos na ordem de R$ 8.820.000,00. No próximo ano, serão beneficiadas mais 17 comunidades e em 2005 mais 13 comunidades. Além dos municípios que assinaram o termo de adesão também estavam presentes na solenidade prefeitos de outros municípios que estão incluídos no primeiro lote. Isto significa que tanto a prefeitura como a comunidade já está sensibilizada e mobilizada para aceitação do Prosar em cada localidade, portanto, há o aval da comunidade.