Conselho Estadual de Saúde discute projeto do pronto-socorro municipal. A Décima Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Saúde, realizada nesta sexta-feira, na Facime, promoveu uma discussão sobre o projeto que prevê o equipamento do pronto socorro de Teresina. O presidente do conselho e secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles afirmou, na oportunidade, que irá pedir na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), marcada para o dia 03 de julho, um reparo no projeto de equipamento do pronto-socorro municipal, no item que diz respeito à justificativa do mesmo. “Na justificativa do projeto terminou confirmando o meu temor, tem uma frase que deixa subtendido que irá concentrar o atendimento de urgência e emergência no pronto-socorro do hospital municipal, portanto, o pronto-socorro do HGV seria descartado desse atendimento. Nesse ponto a gente não concorda e tenho certeza que a população de Teresina, do Piauí, e até do Maranhão, não gostaria que isso acontecesse. Então temos mais é que resolver essa divergência com bom senso”, declara Nazareno. Durante a reunião, Fonteles colocou para os conselheiros presentes a necessidade de se esclarecer mais a respeito dessa questão, por isso mesmo, a reunião não teve caráter deliberativo, foi apenas uma análise apurada do projeto. “É preciso deixar claro que não estamos e nem vamos nos posicionar na Bipartite contrários a equipar o hospital municipal, queremos de fato que ele funcione, o que nós estamos ponderando é como será viabilizado o funcionamento desse hospital, questionamos se irá afetar o pronto-socorro do HGV, porque nesse ponto podemos ter divergências porque não queremos que o HGV seja afetado”, ressalta o secretário. Ele acredita que o funcionamento do hospital municipal pode afetar o HGV se não tiver recurso novo. “É preciso ter recurso novo e é para isso que estamos lutando, junto ao Ministério da Saúde e ao próprio Presidente da República para que de fato a gente resolva o problema da compensação com o Maranhão e os Estados, para que tenhamos mais recursos para Teresina, e conseqüentemente, para o Estado do Piauí, e aí sim podemos ter mais recursos para o HGV e para o Hospital do Município e até um reforço para ajudar o hospital universitário”, destaca. O secretário lembra que o ambulatório do Hospital Universitário está precisando de apenas R$ 60 mil para funcionar, mas o município, como gestor pleno do sistema na capital não tem disponível esse recurso, nesse caso, o secretário questiona como vai ter R$ 1 milhão por mês para sustentar o hospital municipal. Um outro assunto debatido na reunião foi a realização da IV Conferência Estadual de Saúde, que será aberta no próximo dia 07, no Centro de Convenções, e terminará no dia 10 com a plenária final. Vão participar do evento cerca de 1000 delegados escolhidos nas conferências e plenárias municipais.