O Piauí vai acelerar o processo de habilitação do Estado como gestor pleno do sistema de saúde, para organizar melhor esse sistema e receber mais recursos federais. A previsão inicial era que todas as etapas necessárias fossem cumpridas para que o Estado se habilitasse no mês de setembro, mas depois da reunião, que aconteceu nesta quarta-feira em Brasília, ficou acordado entre o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Gastão Wagner, o secretário Estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, e técnicos da Secretaria de Assistência à Saúde, que o processo de habilitação será concluído agora no mês de agosto. De acordo com o secretário Nazareno Fonteles, além de significar mais recursos e melhor organização do sistema de saúde no Estado, o processo de habilitação do Estado como gestor pleno, também irá facilitar a resolução de um outro problema, que é a compensação do atendimento que é prestado pelo SUS no Piauí a outros Estados do país, como o Maranhão e o Tocantins. O ministério da Saúde está dando todo apoio ao Estado, a fim de que seja viabilizado o atendimento de novos pleitos, inclusive, na próxima segunda-feira dois técnicos do órgão estarão em Teresina para orientar a equipe interna da secretaria estadual de Saúde quanto às ações necessárias a esse processo de aceleração, e ao mesmo tempo, elaborarem a programação de um seminário, que irá acontecer ainda esse mês, com os prefeitos do Estado, para acelerar a pactuação entre Estados e municípios, através da Programação Pactuada Integrada e do Plano Diretor de Regionalização. Uma outra necessidade que será abordada nesse seminário é a importância dos municípios aderirem à Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada, o que também implica em mais recursos federais para os municípios do Estado. Também será definido pelo Ministério da Saúde um consultor para fazer um acompanhamento permanente desse processo de habilitação do Estado como gestor pleno do sistema.