O Hospital Getúlio Vargas (HGV) poderá ser referência na área da cirurgia ortopédica de alta-complexidade. O maior hospital público estadual recebeu na última quarta-feira (30/07) a visita dos seguintes técnicos do Ministério da Saúde, Miguel Gonçalves, Francisco Guimarães e Cristiane de Aher, que vieram avaliar o credenciamento para atuar nesse ramo de cirurgia, recebendo recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Consideramos esse avanço muito grande porque o HGV poderá se tornar o único hospital do Piauí credenciado para fazer cirurgia de alta complexidade na área de ortopedia através do SUS”, ressalta o diretor clínico do HGV, Salustiano Júnior.
De acordo com o diretor, muitas pessoas procuram o hospital para fazer esse tipo de cirurgia, mas como o HGV não tem o serviço credenciado pelo Ministério da Saúde, elas acabam tendo que apelar para fazer a cirurgia em algum hospital da rede privada ou em um hospital público de outro Estado que disponibilize o serviço pago pelo SUS. Ele comenta que com o credenciamento do HGV, o hospital poderá fazer cirurgias complexas como a colocação de prótese de quadril e cirurgias relacionadas à deformidade na coluna. “Já temos equipamentos e uma equipe médica adequados e disponíveis para oferecer mais esse serviço tão importante para a população do Piauí e de outros Estados”, destaca o médico.
Salustiano acredita que até o próximo mês o HGV esteja credenciado para fazer a cirurgia ortopédica de alta complexidade, podendo estar beneficiando a população. O serviço deverá ser implantado graças a um esforço do atua secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, que reconhece a necessidade do fortalecimento dos serviços de referência do HGV.