Unificar para organizar e tornar eficiente. Esse é um dos lemas da Secretaria Estadual de Saúde no que diz respeito à gestão hospitalar. Durante todo o dia de hoje (quinta-feira), diretores de hospitais regionais, locais e unidades mistas de saúde de todo o Estado participaram do “I Seminário de Gestão Hospitalar”, promovido pela Diretoria de Organização e Gestão Hospitalar da Sesapi. Para o secretário de Saúde, Nazareno Fonteles, este tipo de iniciativa é de suma importância para a habilitação do Estado como gestor pleno do Sistema de Saúde. “O objetivo é buscar a unificação das diretrizes de gestão em cada hospital ou unidade mista de saúde, atualizando os diretores a respeito do novo momento em que a Secretaria Estadual de Saúde se encontra, assumindo a busca pela habilitação do Estado como gestor pleno do Sistema de Saúde. Só assim as unidades de Saúde vão poder funcionar bem e de forma harmônica”, explica o secretário. Ele ressalta que essa é mais uma prova de que a gestão na Saúde está mudando e, nesse sentido, os diretores de todo Piauí precisam estar engajados nessa luta. “É uma grande mudança que está acontecendo e é preciso que os diretores de hospitais compreendam esse processo assim como os instrumentos de gestão como, por exemplo, o plano diretor de regionalização e plano diretor de investimentos”, disse. O diretor da Diretoria de Organização e Gestão Hospitalar da Sesapi, Francisco Pedrosa, destaca que esse evento é inédito na história de Secretaria. “Pela primeira vez no Estado do Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde realiza um seminário de gestão hospitalar. Na Saúde hoje nós estamos dando um caráter eminentemente participativo na condução da coisa pública. Estamos integrando todos os diretores de unidade da rede assistencial, proporcionando a eles a oportunidade de agregar mais conhecimentos. Essa nova política é baseada no compromisso social, na participação popular, no conhecimento técnico, no compromisso político e social, baseado na equidade, na possibilidade de se fazer com que todos os piauienses tenham acesso à rede de saúde e seja tratado com dignidade”, revela Pedrosa. O diretor acrescenta que ainda este ano serão realizados dois seminários, além de oficinas especializadas nas unidades mistas e regionais e hospitais com sedes macro, micro e de módulo. “Hoje em dia na Secretaria de Saúde todo pessoal que trabalha na diretoria de hospitais conhece o que é o plano diretor de regionalização e esse conhecimento está se disseminando por todo contexto da rede hospitalar”, garante Francisco Pedrosa. De acordo com o diretor do Hospital Regional Tibério Nunes de Floriano, Raimundo Martins dos Reis, o seminário também garante a troca de experiências positivas já conquistadas nesses seis meses. “Esse seminário significa para todos os diretores a oportunidade de estar trocando experiências. O que está funcionando adequadamente provavelmente irá servir de referência para os outros diretores. Em Floriano nós reduzimos consideravelmente a transferência de pacientes para Teresina. A prova pode ser vista no consumo de combustível, em que também houve uma redução considerável. Para se ter uma idéia, em dezembro gastamos com combustível R$ 12,5 mil, em janeiro passou para R$ 7 mil, em fevereiro para R$ 4 mil e agora estamos operando em uma média de R$ 3,5 mil a R$ 4 mil a média de consumo. Além disso, recuperamos enfermarias, equipamentos de ultra-sonografia que estavam parados há algum tempo já estão em pleno funcionamento, conseguimos ainda instalar um mamógrafo, que há mais de três anos estava parado, entre muitas outras coisas”, ressalta.