O governador Wellington Dias afirmou nesta quinta-feira (31/07), em entrevista coletiva realizada na sede do diretório estadual do PT, que pediu ao secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, para permanecer no cargo até que fosse concluído o processo de habilitação do Estado como gestor pleno do sistema, na área da saúde. “Esse processo significa que o governo do Estado irá assumir responsabilidades que hoje são do governo federal, sendo, portanto, o coordenador e fiscalizador do sistema de saúde no Piauí, tanto do setor público como privado e as entidades filantrópicas de saúde. Já fizemos um calendário com o Ministério da Saúde, recebemos um apoio muito forte do governo Lula, o próprio Ministro da Saúde, Humberto Costa, designou uma equipe, especialmente, para que pudéssemos, de forma mais célere, alçarmos a gestão plena, e a previsão é que até o final do ano possamos ter esse reconhecimento, pela primeira vez, desde a criação do SUS”, destaca Dias. De acordo com o governador, além de organizar melhor o sistema de saúde, a habilitação do Estado ainda permitirá aumentar a receita na área da Saúde, em cerca de R$ 20 milhões por ano, podendo ampliar ainda mais esse valor na medida que aumentar a capacidade de solução dos problemas de saúde da população. “Além disso, ainda podemos ter uma abertura muito grande para negociação dos atendimentos que fazemos para outros Estados e maior facilidade dos investimentos federais no Estado. Muitas vezes não fomos compreendidos na busca desse processo, mas as ações do secretário Nazareno para alcançarmos esse objetivo sempre tiveram todo apoio e concordância do governador e do governo. Portanto, qualquer mudança poderia significar um atraso, em razão disso, fiz esse apelo para o secretário Nazareno e para a executiva do PT”, ressalta Dias. Segundo Dias, ainda não existem nomes definidos para substituir Nazareno no cargo de secretário estadual de saúde, como os que já vêm sendo apontados publicamente, a exemplo do nome do médico Benjamin Vale ou de outros nomes que possam surgir. Ele também não estabeleceu prazo para o anúncio do referido substituto, mas ressaltou que a pessoa que irá assumir a secretária de Saúde deverá se esforçar para dar continuidade aos projetos existentes, para isso, deverá começar a acompanhar o trabalho desenvolvido na secretaria antes de assumir o cargo. “Independente de quem venha a assumir, o projeto do governo para a área da saúde é o mesmo, trabalhar as condições para que tenhamos o atendimento descentralizado na área de baixa, média e alta complexidade”, diz o governador. Wellington também reforçou a idéia de que tanto Simplício Mário que assume a vaga de deputado federal nesse período, quanto Nazareno têm a missão de se esforçar para serem atuantes e dar continuidade aos projetos que a deputada Francisca Trindade sempre lutou. Depois da fala do governador, Nazareno Fonteles confirmou que aceitou a proposta do governador. “A gente concorda com a proposta do governo e a executiva também compreendeu que nesse momento é mais importante que eu permaneça aqui, até porque também me sentiria em débito se não continuasse o trabalho da secretaria de Saúde. Depois de cumprir essa tarefa assumiremos o Congresso Nacional, o que considero uma honra porque é o único mandato do PT e queremos honrar a memória da Trindade, dando continuidade aos projetos dela”, anuncia Fonteles. Na última quarta-feira (30/08), Nazareno já esteve em Brasília, acompanhando o governador, e se inteirando do papel que deverá exercer na Câmara Federal. Ele comentou que não estava preparado para uma mudança tão brusca, tendo em vista que contava assumir a vaga de deputado caso Francisca Trindade fosse eleita prefeita de Teresina. Nazareno deverá assumir o cargo de deputado federal na próxima segunda ou terça-feira, ele será exonerado do cargo de secretário para assumir o mandato afastado do exercício, e depois irá tirar licença para que Simplício assuma. Mudanças no governo Durante a entrevista coletiva o governador Wellington Dias também anunciou mudanças feitas no governo. O secretário estadual de Assistência Social e Cidadania, Roberto Jonh, deixa o cargo para assumir a direção do ERGOPI, enquanto o atual diretor, Sebastião Mendes da Costa, vai assumir uma coordenação jurídica no Estado. “Fiz o convite para que Roberto Jonh assumisse a representação do Piauí na coordenação nacional do programa Fome Zero, e combinado com entendimentos com ele, pedi que também ajudasse no ERGOPI, tendo em vista que já exerceu o mandato de deputado federal, no final do ano passado e começo desse ano, e pela boa relação que possui tanto com a equipe do governo federal como estadual”, ressalta o governador. Quem assume a vaga deixada por Jonh, é a coordenadora estadual do Programa Fome Zero, Rosângela Sousa. Segundo Wellington Dias, a nova política do governo resolveu unificar todas as ações sociais na Secretaria de Assistência Social e Cidadania, incluindo o programa Fome Zero. “Queremos que todas a área social no Estado tenha a marca do Programa Fome Zero. E a Rosângela é uma pessoa muito dinâmica, tem a capacidade de fazer esse trabalho”, destaca Dias, acrescentando que Rosângela não ser remunerada pelos dois cargos. Os jornalistas perguntaram durante a entrevista sobre sucessão municipal, e o presidente do diretório estadual do PT João de Deus informou que na próxima terça-feira haverá uma reunião conjunta dos diretórios estaduais e municipais do partido para discutir a questão. “Não vamos apontar nomes, mas pensar todo esse processo. De início, acredito que tanto o diretório estadual como o diretório municipal devem preferir que o partido tenha candidatura própria na eleição para prefeitura de Teresina”, afirma João de Deus. O governador recomendou que não fosse lançado nenhum nome individualmente.