A Secretaria Estadual de Saúde, através do Departamento de Atenção e Vigilância à Saúde, reuniu, na última sexta-feira (01/08), no auditório da SEFAZ, diretores e enfermeiros das regionais de saúde para planejar as estratégias da 2ª Etapa da Vacinação Contra a Poliomielite (ou Paralisia Infantil), que tem como “o dia D” a data de 23 de Agosto. A partir do próximo dia 03 as doses da vacina oral trivalente estarão sendo distribuídas para as regionais de saúde repassarem aos municípios. O Ministério da Saúde já enviou para essa segunda etapa da campanha 700 mil doses da vacina contra a poliomielite, que é a mesma quantidade enviada na primeira etapa. O Estado do Piauí tem que vacinar 310.430 crianças de 0 a 4 anos de idade. Na primeira etapa da campanha, o Estado do Piauí atingiu 96% de cobertura de vacinação, sendo que a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde era de 95%, mas essa cobertura foi muito heterogênea, tendo em vista que 49 municípios do Estado não atingiram esse percentual mínimo. “Apesar de todos os municípios terem que atingir o percentual ideal, alguns atingiram mais de 100% enquanto outros não atingiram o mínimo. Agora nessa segunda etapa estamos reforçando a importância da vacinação para que nenhum município do Estado tenha cobertura de vacinação abaixo de 95%”, afirma Telma Evangelista, que é responsável pela normatização do Programa Nacional de Imunização no Piauí, desenvolvido pela Coordenação de Imunização da Sesapi. Ela ressalta que nessa reunião com os diretores regionais de saúde foi colocada a necessidade de cada regional realizar reuniões com secretários municipais de saúde, enfermeiros e prefeitos. “O poder público municipal deve dar mais atenção às campanhas para não ficarmos com risco de baixar os nossos indicadores. Temos que lembrar que apesar do Brasil não ter registrado mais casos de paralisia infantil, ainda existem 9 países em 2 continentes do mundo que não conseguiram erradicar a poliomielite, portanto, a ameaça dessa doença voltar ainda existe porque o vírus está circulando”, alerta Telma.