A Secretaria Estadual de Saúde, através sua Diretoria de Planejamento realizou hoje (terça-feira) um seminário para apresentar o processo de elaboração do Planejamento Plurianual de 2004 a 2007. Participaram do evento, todos os diretores, gerentes e coordenadores da Secretaria de Saúde e os diretores dos hospitais Areolino de Abreu, Maternidade Evangelina Rosa, Getúlio Vargas, Hospital Infantil e Hospital de Doenças Tropicais.
O Plano vai definir todos os programas e ações que a Secretaria de Saúde irá executar ao longo desses quatro anos, além das questões orçamentárias e financeiras. “O PPA acontece em nível estadual e federal e no momento estamos definindo as ações que devem ser desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Saúde. Quando terminarmos de concluir o PPA, o orçamento 2004 também já fica concluído para ser executado”, ressalta Valtânia Barros, gerente de Planejamento da Sesapi.
Ela explica que até o dia 30 de setembro a Secretaria de Saúde deve entregar o seu PPA para a Secretaria de Planejamento, que por sua vez encaminha o documento à Assembléia Legislativa para ser aprovado até o dia 31 de outubro. “Esse PPA, depois de ser aprovado pela Assembléia, é encaminhado ao Governo Federal para que os planos federais e estaduais sejam publicados juntos no Diário Oficial”, destaca a gerente.
Durante o seminário, o diretor da Unidade de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento, Sérgio Miranda, destacou as linhas condutoras e os processos que devem ser apresentados no PPA ao Governo Estadual e como este deve ser direcionado ao Governo Federal. Já a diretora de Planejamento da Secretaria de Saúde, Ana Eulálio, apresentou aos participantes a relação de todos processos e os eixos prioritários dos programas e ações de cada departamento que deverão ser desenvolvidos pela Sesapi nesses quatro anos.
A definição das ações a serem desenvolvidas pela Secretaria foi feita em parceria com a população dos municípios do Estado. “Esse planejamento foi feito tanto pela Secretaria quanto pelos municípios, onde população pôde dizer quais são as suas maiores necessidades. Tudo isso é o resultado de um grande esforço do Governo do Estado já que desde o início de janeiro nós estamos trabalhando nesses programas, contemplando os cenários regionais. Para tanto, foram realizados onze seminários nos municípios pólos com a participação de todos os 222 municípios piauienses. O último deverá acontecer em Parnaíba”, acrescenta Valtânia Barros.