A Secretaria Estadual de Saúde através da UNIVAS/Gerência de Atenção à Saúde e a Coordenação de Atenção à Saúde do Adolescente e Jovem estão realizando o seminário “Saúde Integral do Adolescente e Jovem”. Hoje o evento está sendo realizado em Floriano e amanhã (sexta-feira) em São Raimundo Nonato.
Para a Secretaria de Saúde, este seminário é apenas o começo de um grande desafio que tem como objetivo capacitar os gestores de Saúde em Atenção à Saúde do Adolescente e do Jovem. Estão participando dos seminários gestores em Saúde, conselheiros de Saúde e Tutelares e adolescentes da região.
Durante todo o dia, os participantes puderem conferir as palestras “Caracterização da Adolescência: aspectos biopsicossociais”, “Política de Saúde para Juventude”, “Plano de Atenção à saúde do adolescente” e “Atendimento ao Adolescente: abordagem Multiprofissional”.
Além de ouvir esclarecimentos sobre o Cartão do Adolescente, os grupos ainda realizaram um trabalho sobre a adolescência e a realidade dos municípios, além de um planejamento para o ano de 2004. Os facilitadores do seminário em ambos os municípios são a coordenadora de Atenção à saúde do adolescente e jovem, Leidimar Barbosa, que é hebiatra e assistente social e o biólogo e educador social, Antão Ferreira Filho.
Para a Organização Mundial de Saúde, os adolescentes são aqueles de 10 a 19 anos e atualmente, eles representam um quinto de toda a população mundial. Já o Ministério da Saúde define que a classificação correta é aquela que coloca os adolescentes na faixa-etária que vai dos 15 aos 19 anos. “Seja por dimensão populacional ou por faixa-etária, a necessidade de se assistir a saúde desta população requer ações intersetoriais e interinstitucionais com enfoque multiprofissional. Dessa forma, os gestores em saúde, conselheiros e adolescentes são atores indispensáveis neste processo de assistência à saúde de adolescentes e jovens”, explica Leidimar Barbosa.