Acontecerá na próxima quarta-feira e quinta-feira (13/08 e 14/08) o “I Fórum Piauiense de Humanização da Assistência Hospitalar”, que irá discutir com gestores e profissionais de saúde a política estadual implantada nos hospitais da capital e do interior, com o objetivo de melhorar à assistência hospitalar, através da humanização do atendimento.
Esse fórum é uma realização da Secretaria Estadual de Saúde, da Universidade Federal do Piauí e da Fapepi, e significa a retomada das ações do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar no Estado do Piauí (PINAH), lançado no Brasil pelo Ministério da Saúde, no ano de 2001, com o intuito de sensibilizar e mobilizar os profissionais e gestores que trabalham nos hospitais da rede pública para a Humanização do trabalho em saúde, objetivando proporcionar aos usuários um atendimento capaz de prover as suas necessidades.
O evento será realizado no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufpi, sendo que a abertura será feita a partir das 8h30 pelo secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles. Depois da palavra do secretário haverá uma apresentação dos “Doutores da Alegria”, uma parceria da organização do evento com a Sociedade Brasileira de Combate ao Câncer. Durante todo o seminário serão expostos outros tipos de experiências humanizadoras nos hospitais pesquisados através do projeto de pesquisa denominado “Humanização da Assistência Hospitalar”, que é desenvolvido através de uma parceria estabelecida entre a Coordenação de Ciência e Tecnologia da Sesapi, a Ufpi, e a Fapepi.
De acordo com a programação, às 9h15 haverá a conferência “Humanização da Assistência à Saúde”, que será apresentada pelo coordenador do Programa Nacional de Humanização de Sistema Hospitalar na região Nordeste, José Jackson Coelho Sampaio.
A representante do Comitê Regional de Humanização-Nordeste I, Annatália Gomes também irá proferir palestra no evento, o tema a ser tratado por ela é “O Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH)-Trajetória e perspectivas”.
E para falar sobre o “Plano Estadual de Humanização da Assistência Hospitalar (PEHAH) no Piauí”, a coordenadora da Pesquisa no Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Estado, Políticas Públicas e Cidadania (NUPEP) da UFPI, Lúcia da Silva Vilarinho, ficará responsável por essa etapa do seminário.
A programação relacionada ao primeiro dia termina com a realização da “Oficina de Sensibilização para a Humanização”, que acontecerá entre o horário das 14h30 às 17h30.
Já as atividades relacionadas ao segundo dia do seminário (14/08-quinta-feira) iniciam às 8h00, com a exposição da proposta de Oficina-“Diretrizes para o Plano Estadual de Humanização da Assistência Hospitalar”, que tem como facilitadoras Annatália Gomes e o Grupo de Pesquisadoras.
Das 9h00 às 11h30 haverá uma oficina/trabalho em grupo, com dinâmica, discussão e sistematização das discussões. O período da tarde ficou reservado para a apresentação dos grupos, avaliação do fórum e o encerramento, que está previsto para às 17h30.