A solenidade de entrega do “Prêmio Gates de Saúde Global”, doado pela Fundação Bill & Mellinda Gates às casas de apoio: Lar da Esperança e Lar da Fraternidade, aconteceu nesta quarta-feira, no auditório da secretaria Estadual de Fazenda. Essas duas entidades foram selecionadas, juntamente com outras 49 instituições de todo Brasil, entre 181 propostas apresentadas, em reconhecimento ao trabalho que desenvolvem na assistência às pessoas que vivem com HIV/AIDS. O evento foi promovido pela Coordenação Nacional de DST/AIDS, através da Coordenação Estadual de DST/AIDS da Secretaria Estadual de Saúde. O vice-governador, Osmar Júnior, representou o governador Wellington Dias na solenidade. Ele ressaltou a importância da solenidade no sentido de demonstrar que no Piauí existe um espírito de solidariedade muito forte, pois permite que entidades como o Lar da Esperança e o Lar da Fraternidade possam prestar um serviço suplementar essencial numa área tão grave, que é a de doenças sexualmente transmissíveis, particularmente a AIDS. “Essas duas entidades mostram que é possível se fazer alguma coisa, e ainda que a sociedade está fazendo. Portanto, eu vim aqui, em nome do governador Wellington Dias, mostrar o nosso compromisso e o nosso apoio ao trabalho feito por essas instituições”, comentou Osmar. Por estar participando de uma reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), em Brasília, o secretário Nazareno Fonteles foi representado por sua substituta legal, Tatiana Chaves, que falou também em nome da secretaria. “Nós, da Secretaria Estadual de Saúde, sabemos do grande compromisso dessas duas instituições que prestam uma assistência à pessoas tão discriminadas, por isso o secretário, apesar de não poder estar aqui, se sentiu muito honrado e agradecido por na sua gestão a secretaria ter participado da coroação desse reconhecimento, e esperamos que o Estado possa estar contribuindo mais”, destacou Tatiana. Ela ressaltou que o valor do prêmio foi diferenciado para as duas instituições, sendo o valor maior entregue ao Lar da Esperança porque o mesmo ainda não possui uma sede estruturada. Instituições acham que o prêmio representa um incentivo social Uma das entidades que recebeu o prêmio foi a Ação Social Arquidiocesana de Teresina, representada pelo Padre Toni Batista. Os R$ 35 mil que a instituição recebeu serão doados para o Lar da Fraternidade, que atualmente possui mais de 32 portadores do vírus HIV internados. De acordo com o padre, o prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas duas instituições. “Esse prêmio representa uma força para a gente caminhar com muito mais coragem e com muito mais decisão e vontade de acertar. Tenho certeza absoluta que isso ajuda o nosso Estado ser esse lugar de compaixão, de misericórdia, e de justiça para com as pessoas que moram e fazem tratamento no Lar da Fraternidade”, afirmou Toni. Ele ressaltou que com o recurso do prêmio irá concluir duas enfermarias, uma para crianças e outra para doentes terminais. Já a coordenadora do Lar da Esperança, Graça Cordeiro, disse que o recurso de R$ 65 milhões dá para ajudar a concluir a parte física da casa onde funciona a sede do Lar. Ele comentou que irá construindo uma caixa d´água, o que irá resolver um grande problema enfrentado atualmente, que é a falta de água no local. “Acho que o prêmio veio em boa hora porque não adianta termos um prédio bonito se não está terminado”, destaca Graça. A Coordenadora Estadual de DST/AIDS da Sesapi, Lilian Araújo, destacou que as parcerias firmadas com as Organizações da Sociedade Civil e Organizações Governamentais são fundamentais e até mesmo indispensáveis para prevenção de infecção das DST/HIV/AIDS e assistência às pessoas que vivem com HIV/AIDS. “O sonho da Coordenação Estadual de DST/AIDS é fazer do Programa de prevenção do Piauí o melhor do Brasil, considero ousado, ao mesmo tempo possível, pois um sonho que se sonha só, é apenas um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto, é realidade”, disse Lílian, emocionada. Também prestigiou o evento, a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosângela Sousa. “Eu me sinto extremante feliz de saber que esse recurso chega para mãos que sabemos qual o destino dele, trata-se de um recurso que chegou para aqueles que realmente necessitam. E perceber que um órgão não governamental assume uma responsabilidade tão grande de cuidar dessas pessoas, significa que podemos começa a caminhar juntos para termos mais justiça social e menos desigualdade”, enfatiza Rosângela. A Fundação Municipal de Saúde foi representada no evento pela Coordenadora Municipal de DST/AIDS, Consolação Pitanga. Ela reconheceu que a entrega do prêmio às duas instituições foi mais do que merecida e lembrou que o ministério da Saúde deverá estar expedindo em breve uma portaria, aprovando repasses contínuos para ONG´S que prestam assistência aos portadores do vírus HIV, para que essas instituições possam implementar esse trabalho.