Já foi inaugurada a nova unidade de geriatria do Hospital Areolino de Abreu. Totalmente adaptada para atender às necessidades dos idosos internados no hospital, a pretensão é proporcionar aos pacientes um ambiente adequado para a manutenção da acuidade mental e do equilíbrio fisiológico, garantindo mais segurança. De acordo com a diretora do Hospital Areolino de Abreu, Márcia Astrês, pequenas reformas foram feitas nesse sentido. “Foram adaptadas as instalações com corrimãos no intuito de evitar acidentes. Os banheiros também foram adaptados e reformados. Também foi melhorado um espaço para grupos terapêuticos onde a equipe multiprofissional vai poder estabelecer um relacionamento terapêutico efetivo, oportunizando aos idosos a externarem seus sentimentos e opiniões”, revela a diretora. Ela ressalta que nesses novos ambientes, as equipes trabalharão com um único objetivo: tornar a vida dos idosos mais prazerosa. “Neles podem ser utilizadas tanto técnicas individuais quanto de grupo. Independente da técnica a ser utilizada, o importante é procurar elevar a auto-estima desta população, evitando sentimento de desamparo, desvalia, desesperança e impotência, que são geralmente desencadeados pela depressão. Todos os membros da equipe devem estar conscientes das estratégias básicas de atendimento e o nosso objetivo, enquanto administradores, é buscar a melhoria dessa assistência a todos os pacientes e familiares que necessitam dos nossos serviços, procurando a qualidade, a eficiência e a humanização”, ressalta Márcia Astrês. O Hospital Areolino de Abreu possui sete unidades de internação: duas masculinas, duas femininas, uma de geriatria, uma particular e uma de desintoxicação. Na unidade de geriatria estão internados vinte idosos com problemas mentais, sendo dez homens e dez mulheres. Na unidade eles recebem um tratamento direcionado e específico para cada caso. “Há apenas dois anos foi implantada a unidade de geriatria. Antes não existia uma distinção de tratamento para esses pacientes o que os tornavam vítimas fáceis devido a sua fragilidade física. Nesse sentido, nós melhoramos a unidade, adaptamos às necessidades dos idosos, tornando o espaço físico mais agradável e compatível aos tratamentos desses pacientes”, releva a diretora.