A partir de hoje (segunda-feira 18/08) até a próxima quarta-feira (20/08) a secretaria estadual de Saúde estará reunindo prefeitos e secretários municipais de saúde da região de Teresina e Parnaíba para formalizarem a Programação Pactuada Integrada (PPI). No primeiro dia, a abertura do evento foi realizada pelo secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) do Estado do Piauí, às 9h00. A PPI envolve as atividades de assistência ambulatorial e hospitalar, de vigilância sanitária e de epidemiologia e controle de doenças, constituindo um instrumento essencial de reorganização do modelo de atenção e da gestão do SUS, de alocação dos recursos e de explicitação do pacto estabelecido entre as três esferas de governo: municipal, estadual e federal. Essa Programação traduz as responsabilidades de cada município com a garantia de acesso da população aos serviços de saúde, quer pela oferta existente no próprio município, quer pelo encaminhamento a outros municípios, sempre por intermédio de relações entre gestores municipais, mediadas pelo gestor estadual. Esse importante instrumento de planejamento de gestão observa os princípios da integralidade das ações de saúde e da direção única em cada nível de governo, traduzindo todo o conjunto de atividades relacionadas a uma população específica e desenvolvidas num território determinado, independente da vinculação institucional do órgão responsável pela execução dessas atividades. O interesse da Secretaria Estadual de Saúde na concretização da PPI demonstra a responsabilidade do estado na busca crescente da eqüidade, da qualidade da atenção e na conformação da rede regionalizada e hierarquizada de serviços.