A secretaria estadual de Saúde, em parceria com a secretaria estadual de Fazenda, realizará, no período de 20 de agosto (próxima quarta-feira) a 13 de setembro, o “I Seminário de Formalização de Prestação de Contas”, que objetiva capacitar e reciclar servidores públicos estaduais e tesoureiros das prefeituras, em prestação de contas e relatório de gestão. O seminário também visa treinar os servidores em Sistema Integrado de Contabilidade (SIC). Esse evento será realizado em diversas etapas, nos municípios de Picos, Floriano, Corrente, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Parnaíba e Teresina. O público alvo é formado pelos ordenadores de despesas das Unidades/Hospitais e gerências regionais, fixadores de despesas das unidades/hospitais, e tesoureiros das prefeituras conveniadas com a Sesapi. A secretaria de Saúde considerou a necessidade de realização desse tipo de capacitação a partir de um “Diagnóstico da Administração Pública Estadual”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado, que detectou diversas falhas e irregularidades na prestação de contas dos gestores públicos. Por isso, a Coordenação de Orçamento e Contabilidade da Diretoria Administrativa Financeira da Sesapi achou importante a realização do evento. Entre os assuntos que serão tratados no seminário estão: Sistema Integrado de Contabilidade (SIC); Licitação e Contratos; Crimes e Infrações Contra as Finanças Públicas; Processo Administrativo e Financeiro de Prestação de Contas; Convênio e Subconvênio Financiados pelo Ministério da Saúde, e Erros Mais Freqüentes Ocorridos nos Processos de Prestação de Contas. Programação do Seminário : 20 a 23 de Agosto- Barras e Campo Maior (local: regional de Saúde de Campo Maior); 20 a 24 de Agosto- Picos, Fronteiras e Paulistana (local: Centro de Treinamento Picos); 24 a 27 de Agosto- Parnaíba e Piripiri (local: regional de Saúde de Parnaíba) 24 a 28 de Agosto- Corrente e Bom Jesus (local: regional de Saúde de Corrente) 25 a 28 de Agosto- Floriano, Uruçuí e Oeiras (local: regional de educação de Floriano) 03 a 06 de Setembro- São Raimundo Nonato e São João do Piauí (local: São Raimundo Nonato). 11 a 13 de Setembro-Teresina, Amarante e Valença (local: Teresina)