O Estado do Piauí já está recompondo seu novo Núcleo de Capacitação de Conselheiros de Saúde. Técnicos do ministério da Saúde estiveram em Teresina para auxiliar na reorganização, que pretende até outubro dar início a dez turmas de capacitação, beneficiando 311 novos conselheiros. Para a coordenação e operacionalização dos cursos, o núcleo vai contar com a participação de representantes do Ministério público Estadual, Secretaria Estadual de Saúde, Universidade Federal do Piauí, Fundação Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Centro Popular de Ação Comunitária e Movimento Popular em Saúde. A recomposição do núcleo de capacitação de conselheiros faz parte do Programa de Apoio ao Fortalecimento e Controle Social do SUS, do Governo Federal. A vinda dos técnicos representa não apenas a redefinição da coordenação do núcleo, mas também a repactuação de novas metas, já que o Estado do Piauí tinha inicialmente como meta apenas uma turma de conselheiros, os quais já foram capacitados. A importância dessa iniciativa da Secretaria de Estadual de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, é garantir o fortalecimento do controle social em relação ao setor, cujo controle está fragilizado no Estado. A idéia é capacitar conselheiros e a própria sociedade para que ela possa atuar de forma mais concreta nos Conselhos Municipais de Saúde e no Conselho Estadual de Saúde. De acordo com os técnicos do Ministério, esse projeto deve começar o mais rápido possível já que o Programa de Apoio ao Fortalecimento e Controle Social do SUS deve ser encerrado já em outubro e até lá as turmas já devem ter sido inseridas no programa.