Foi adiada para o próximo dia 8 de setembro a pactuação dos municípios ao Planos Diretores de Regionalização e de Investimentos, da Secretaria Estadual de Saúde, preceitos básicos para que o Estado se torne gestor pleno de Saúde. A decisão foi tomada hoje (sexta-feira) pela manhã durante reunião da Bipartite que contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, de prefeitos e secretários de Saúde de diversos municípios do Estado, do presidente da APPM José Maia Filho e da diretoria do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde. Na próxima terça-feira, representantes de cada uma das entidades vão se reunir para decidir quem participará da câmara técnica que discutirá novamente os pontos da pactuação, já que o tema foi discutido em todas as regiões do Estado através de seminários realizados pela Sesapi. De acordo com o secretário de Saúde, Nazareno Fonteles, todos os pontos precisam ser esclarecidos para que não restem dúvidas quanto ao processo. “Todas as regiões do Estado já discutiram os planos, mas se os prefeitos municipais precisam de mais esclarecimentos vamos dá-los. Agora é preciso que tudo seja discutido às claras e abertamente para todos saibam o que estão pactuando. Também é necessário que todos os secretários municipais de Saúde participem desse processo para possam auxiliar seus prefeitos a entender o processo. Para tudo isso é necessário que os municípios possam discutir tudo isso dentro do espírito solidário” , enfatizou Nazareno. O secretário municipal de Saúde de Teresina, Sílvio Mendes, que também defendeu o adiamento da pactuação, ratificou que todos os municípios estão em consenso de que é necessária a regionalização da Saúde. “Sabemos que o secretário Nazareno tem todas as condições de conduzir esse processo. Primeiro pelo apoio do governo estadual, segundo por ser também deputado federal e terceiro porque a Secretaria da Saúde pela primeira vez está contando com o apoio técnico do Ministério da Saúde. Os municípios do Estado não são obstáculos para isso”, garantiu Sílvio Mendes. O objetivo da Gestão Plena de Saúde é descentralizar o atendimento dos casos de média alta complexidade em Teresina. Com os ajustes, ficam distribuídos os serviços de saúde pelas diversas regiões do Estado, os papeis da capital e do interior, bem como os recursos financeiros que vão drenar a rede de assistência atendendo os interesses de cada região. A reunião da Comissão Tripartite de Saúde em Brasília, que vai votar a Gestão Plena de Saúde no Piauí, também foi adiada do dia 28 de agosto para 25 de setembro.