A Secretaria Estadual de Saúde, através da Gerência de Assistência Farmacêutica, realiza na próxima terça-feira (26/08) a “I Plenária Estadual de Medicamentos e Assistência Farmacêutica do Piauí”. O evento acontecerá, a partir das 8h00, no auditório Mestre Dezinho, localizado na Central de Artesanato do Piauí. Essa plenária tem como objetivos principais debater temas relevantes, relacionados à assistência farmacêutica e medicamentos, propor diretrizes e estratégias para a formulação e efetivação de ações que garantam o acesso, a qualidade e a humanização dos serviços de Assistência Farmacêutica para o Estado do Piauí. Diversos segmentos da sociedade participarão das discussões e debates sobre a situação da política de medicamentos empregada pelo Estado e os problemas a ela relacionada, destacando-se o debate sobre a Assistência Farmacêutica e o modelo de atenção à saúde, com ênfase nas questões inerentes à distribuição, dispensação e uso racional de medicamentos, na perspectiva da promoção da saúde. Os municípios habilitados para participar da plenária realizaram um evento preparatório (conferência, plenária ou encontro municipal), onde foi discutido o tema central da plenária estadual, a partir dos três eixos temáticos citados. Está prevista a participação de 254 delegados de todo o Estado nesse encontro, que são os representantes dos municípios eleitos no evento preparatório para a plenária estadual, sendo estes representantes dos usuários, de trabalhadores da área de saúde ou do poder publicou ou privado. O tema central da discussão da plenária estadual é o seguinte: “Efetivando o Acesso, a Qualidade, e a Humanização da Assistência Farmacêutica, com Controle Social”. Esse tema será discutido a partir de três eixos temáticos: 1) Acesso à Assistência Farmacêutica: A relação dos setores públicos e privados de atenção à saúde; 2) Pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a produção nacional de medicamentos; e 3) Qualidade na Assistência Farmacêutica, formação e capacitação de recursos humanos. Outros Estados do país também estão realizando esse tipo de plenária para subsidiar a 1º Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, que será realizada no período de 15 a 18 de setembro, em Brasília. Dessa forma, todas as conclusões e recomendações aprovadas na plenária final do Piauí serão enviadas para a comissão organizadora da Conferência Nacional, a fim de auxiliar na discussão sobre a situação da Assistência Farmacêutica no Brasil, definindo diretrizes para as tomadas de decisões do governo federal.