Garantir uma política de distribuição e fiscalização de medicamentos e assistência farmacêutica consistente e eficiente. É esse o objetivo principal da “I Plenária Estadual de Medicamentos e Assistência Farmacêutica do Piauí”, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde através da Gerência de Assistência Farmacêutica durante todo o dia de hoje (terça-feira), no auditório Mestre Dezinho, na Central de Artesanato do Piauí. Na abertura do evento, o secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles, falou das ações da secretaria que vem fazendo no sentido de valorizar a assistência farmacêutica no Estado. “Estamos passando por uma série de dificuldades em que o nosso maior desafio é habilitar o Estado como Gestor Pleno de Saúde. Mesmo assim a Secretaria vem se esforçando muito para garantir avanços na assistência farmacêutica tanto no sentido da qualidade quanto na fiscalização de medicamentos. A maior prova disso é que não apenas demos status de diretoria à gerência de Assistência Farmacêutica, como garantimos que a diretora de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, fosse a substituta oficial do secretário da Saúde. Outra ação, que considero entre as mais importantes foi o gerenciamento administrativo no interior, garantindo o acesso aos medicamentos à população ”, explicou o secretário. Ele ainda destacou que todos que trabalham na área de Saúde têm o dever de buscar medicar e internar menos e prevenir e promover mais. “A verdadeira ação de saúde não é apenas garantir o acesso universal dos medicamentos de qualidade, mais ao mesmo tempo criar estratégias que possam prevenir a necessidade deles sem colocar a vida da comunidade”, disse Nazareno. O secretário fez questão de chamar a atenção para a marginalização que ainda sofre aos setores ligados à saúde mental. “Precisamos de políticas menos discriminatórias não apenas para portadores de doenças mentais mais conhecidas, mas também para os o público sensível a doenças ligadas às drogas, inclusive as lícitas como o cigarro e a bebida. Atualmente o mundo inteiro sofre com a depressão. Nossas ações devem ser voltadas para todos esses segmentos”, destacou Fonteles. De acordo com o gerente de assistência farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde, Mário Abel Lima Barros, a plenária está discutindo com os delegados representantes de municípios de todas as regiões do Estado os temas relacionados à assistência farmacêutica e medicamentos, propondo diretrizes e estratégias para a formulação e efetivação de ações que garantam o acesso, a qualidade e a humanização dos serviços de Assistência Farmacêutica no Piauí. “Outros Estados do país também estão realizando esse tipo de plenária e o relatório final será encaminhado para a 1º Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, que será realizada no período de 15 a 18 de setembro, em Brasília. O objetivo é auxiliar na discussão sobre a situação da Assistência Farmacêutica no Brasil, definindo diretrizes para as tomadas de decisões do governo federal”, explicou o gerente.