Segundo dados da Organização Mundial de Saúde 50 milhões de fumantes passivos morrem no mundo por conta de doenças causadas pelo cigarro. As chances para se ter um Acidente Vascular Circulatório é 800 vezes maior em pessoas que fumam. As mulheres que unem o tabagismo ao anticoncepcional correm risco oito vezes maior de sofrer infarto.
Esses são apenas alguns dos números que mostram o perigo do fumo para a saúde da população. Hoje pela manhã esses e muitos outros foram demonstrados pelo Dr. José Carlos Formiga, representante piauiense da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que ministrou palestra sobre Tabagismo pela Semana Nacional de Combate ao Fumo, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde.
Na abertura do evento, o assessor técnico da Secretaria Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, que representou o Secretário de Saúde Nazareno Fonteles, falou da importância de eventos como esse para a multiplicação das informações e a prevenção contra o vício. “Todos nós que participamos de palestras como essas somos multiplicadores dessas informações. Hoje sabemos que a prevenção e educação contra o fumo são sem dúvida a melhor iniciativa que podemos tomar, pois, além de garantir que as pessoas, especialmente jovens, não caiam na armadilha do cigarro, diminui consideravelmente os gastos da Saúde Pública com doentes que sofrem com os males causados pelo vício, direcionando as ações das secretarias para outros setores que também precisam de um cuidado maior”, disse.
A doutora Amariles Borba, representante da Fundação Municipal de Saúde destacou a luta contra o tabaco ao longo dos anos. “Somos formigas lutando contra um elefante, que é a indústria do cigarro. Mas hoje percebemos que ao longo dos anos conseguimos muitas vitórias e é por isso devemos continuar lutando juntos”, ressaltou.
Durante a sua palestra, José Carlos Formiga, que é especialista em cardiologia e clínica médica, disse que no próximo ano a Funcor fará o primeiro estudo epidemiológico no Piauí. Ele ressaltou que conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde para o desenvolvimento do trabalho.
Durante a palestra ele ainda falou sobre o início do tabagismo no mundo, os riscos para os fumantes passivos, os efeitos da nicotina no organismo, os tratamentos, além de outros temas.
Amanhã (quinta-feira), continua a programação do evento. A Unidade Escolar Dom Severino vai receber além da apresentação do Grupo de Paródias, a exposição de vários trabalhos sobre o tabagismo.
No dia Nacional de Combate ao Fumo, dia 29 (sexta-feira) a Secretaria de Saúde preparou várias atividades. A primeira acontecerá às 8h, no auditório do Quartel do Comando Geral, com a palestra sobre tabagismo ministrada pelo Dr. José Carlos Formiga. A partir das 10h, no auditório da Agespisa o Dr. José Maria Correia Lima e Silva fará palestra com o tema: “Mitos e Verdades/Longevidade/Obesidade”. Para encerrar as atividades, a partir das 17h serão expostos standes sobre o tema na Praça do Caribe do Shopping Riverside e no Espaço Saúde do Teresina Shopping.