Hoje (29/08), no dia Nacional de Combate ao Tabagismo, a Secretaria Estadual de Saúde realizou uma missa e uma série de apresentações para alertar servidores e visitantes do Centro Administrativo sobre os risco do cigarro.
O grupo de teatro da Unidade Escolar Dom Severino, localizada na Vila Operária, fez apresentações de paródias musicais e uma peça teatral, visando alertar os fumantes, sobretudo os jovens. Esse trabalho já é desenvolvido há seis anos e mesmo alunos que já saíram do colégio continuam participando do grupo. “Decidimos montar esse grupo pela necessidade que existia em função do cigarro atrapalhar a vida tanto de quem fuma como de quem não fuma. E essa iniciativa tem feito muita gente deixar de fumar, um amigo meu de 17 anos abandou o cigarro e um professor do colégio também”, afirma a estudante Maria Teresa Carvalho Pereira.
De acordo com a professora responsável pela coordenação do grupo, Claudimar Cardoso, o projeto da escola começou com a iniciativa do professor da Ufpi, Francisco Teixeira, de realizar uma pesquisa no colégio para saber o índice de fumante entre os alunos noturnos, como o índice deu muito alto isso começou a preocupar os professores e os próprios alunos da escola. “Formamos uma equipe anti-tabagista e começamos a desenvolver o projeto desde 1997, e todo ano fazemos passeata, concurso de cartazes, para premiar os melhores alunos que apresentaram trabalhos que visam combater o tabagismo. Essa iniciativa desenvolve uma consciência nos alunos e eles passar a ensinar os próprios pais e à comunidade”, destaca a professora de ciências, que desenvolve o projeto juntamente com a professora Socorro Lima.
Ela destaca que a partir desse trabalho de pesquisa os alunos do turno da noite assinaram um termo de compromisso para não fumarem em nenhuma dependência da escola, assim com os funcionários. Uma outra conquista desse trabalho, foi que o projeto foi classificado para participar do programa “Escola Que Acontece”, da Secretaria Estadual de Educação.
O Secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, destacou a importância do evento. “A gente precisa cada vez mais valorizar as campanhas de educação sanitária e de prevenção, como é o caso desta. E esses jovens estão de parabéns, é preciso dar incentivo a grupo como esse, para que também participem em outros eventos e contaminem jovens e adultos à abandonar esse vício tão prejudicial à saúde, principalmente porque atinge o nosso coração”, declara o secretário de Saúde, Nazareno Fonteles, que prestigiou o evento.
Ainda como parte da programação realizada no “Dia Nacional de Combate ao Fumo”. que envolveu a secretaria e outras instituições, o médico Carlos Formiga também ministrou palestra sobre “Tabagismo” no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Além disso, o médico José Maria Correia Lima e Silva realizou palestra sobre Mitos e Verdades/Longevidade/Obesidade no auditório da Agespisa.
Das 17h00 às 21h00, a secretaria realiza uma exposição de stand´s na Praça do Caribe do Shopping Riverside e no Espaço Saúde do Teresina Shopping.
Toda a programação desenvolvida durante a “Semana de Combate ao Fumo” contou com o apoio da Secretaria de Educação, da Agespisa, do SEST/SENAT, da Polícia Militar, do Iapep, da Ufpi e da Fundesp, e dos dois shoppings de Teresina.