A Secretaria Estadual de Saúde prorrogou para o dia 25 de setembro o prazo final para os municípios realizaram a plenária ou conferência municipal de Saúde, antes o prazo estava marcado para o dia 10 de setembro. Esses municípios devem enviar até o final desse mês, para a coordenação geral da conferência (na Sesapi), o relatório com as conclusões do evento e os nomes dos delegados eleitos, por segmento (usuários, trabalhadores em saúde e gestores/prestadores de serviços). A conferência municipal é uma preparação obrigatória para habilitação na IV Conferência Estadual de Saúde (IV CONFESPI), que irá acontecer no período de 07 a 10 de outubro, em Teresina. A IV CONFESPI tem os seguintes como objetivos: analisar e avaliar a situação da saúde pública no Estado do Piauí; analisar e avaliar os obstáculos e os avanços da descentralização das gestões de saúde no Estado, principalmente quanto à Pactuação Integrada; motivar as instituições e os municípios de uma forma geral, para que incorporem em suas metas a promoção da saúde; e ainda propor diretrizes para efetivar a saúde como direito de todos e dever do Estado, bem como para a consolidação do Sistema Esse ano a conferência estadual terá como tema principal o mesmo da Conferência Nacional, que é “A Saúde que Temos, o SUS que queremos”. Ela abordará cinco eixos temáticos principais, sendo os seguintes: a Organização da Atenção Básica à Saúde; as três Esferas de Governo e a Construção do SUS; a Intersetorialidade das Ações de Saúde; Gestão Participativa; e o Trabalho na Saúde. O resultado dessas discussões será levado como subsídio para a Conferência Nacional de Saúde, que será realizada no período de 07 a 11 de dezembro, em Brasília. O evento contará com a participação de 40 delegados do Piauí, que serão escolhidos durante a realização da Conferência Estadual de Saúde. Para esclarecer dúvidas sobre o evento, os municípios devem ligar para os telefones 216-3620 ou 216-3626.