O governador Wellington Dias se reuniu na manhã desta sexta-feira (05/09) com o secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, e com os técnicos da Sesapi, para acompanhar, de perto, o andamento do processo de habilitação do Estado na gestão plena do sistema. Para o governador, esse processo deve acontecer de uma forma que traga resultados positivos para toda a população do Estado, por isso deve ser bem estruturado antes de ser implementado. Wellington Dias esteve com os técnicos se inteirando sobre as medidas que já foram adotadas nesse processo de habilitação em gestão plena do Estado, e ainda sobre as negociações que devem ser acordadas com os gestores municipais e o Ministério da Saúde. A principal preocupação demonstrada por ele, era como o alcance da gestão plena do sistema pode melhorar mais ainda à assistência à saúde em todo Estado, sobretudo beneficiando as pessoas mais carentes, que necessitam de melhor qualidade no atendimento oferecido através do SUS. \ A habilitação do Estado representa uma das maiores conquistas que o Piauí poderá obter na área da saúde, primeiro porque vai possibilitar o oferecimento de um sistema de saúde mais organizado, regionalizado e hierarquizado, que permite maior acesso da população às ações e serviços de saúde. Além disso, representa a vinda de maiores recursos para investimentos nessa área. Após ver a explanação da equipe técnica da secretaria, Wellington Dias, ponderou em alguns aspectos, visando aperfeiçoar o processo, sobretudo, no diz respeito à explicação que deve ser dada para a população do Estado sobre essa grande mudança e quais os benefícios que a mesma pode trazer. Para que isso aconteça, o governador destacou que todas as lideranças das comunidades, do município e do governo precisam conhecer essa mudança, antes dela ser implantada. Nesse sentido, o secretário de Saúde já está tomando todas as providências. Durante a reunião, o governador também destacou que está envidando esforços para que o governo federal libere ainda esse mês os recursos que estão previstos para investimentos nos hospitais da capital e do interior. O encontro com o governador aconteceu na sala de reunião da Sesapi.