Já estão sendo acertados os últimos detalhes da Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá de 7 a 10 de outubro, no Centro de Convenções, em Teresina. A Conferência foi o tema principal da reunião mensal do Conselho Estadual de Saúde realizada hoje na Facime. O secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles, que é presidente do Conselho, ressaltou que as prioridades das reuniões serão a inclusão do Piauí como gestor pleno de saúde e a Conferência Estadual da Saúde, que é o evento mais importante da área no Estado. “As nossas prioridades devem gerar entre esses dois temas já que são os mais importantes nesse momento. Os andamentos para a realização da Conferência estão indo bem e terá inclusive a participação do Ministro da saúde, Humberto Costa”, destaca Nazareno. Entre os temas que serão tratados na palestra, estão. “O trabalho na Saúde”, “A organização da atenção à saúde”, “A intersetorialidade das ações de saúde”, “As três esferas de governo e a construção do SUS”, “Gestão participativa” e “Controle Social”. Deverão participar dos debates, usuários do sistema, servidores da Saúde, gestores e técnicos da área. Estão sendo esperados para a Conferência, representantes de os usuários, gestores e funcionários da saúde de todos os municípios do Estado. Eles já estão sendo eleitos delegados através das Conferências Municipais de Saúde, que devem ser realizadas até o dia 25 de setembro. Além do ministro da Saúde, Humberto Costa, já estão confirmadas as participações do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Gilson Cantarino O´Dwyer; do diretyor da Organização Pan-americana de Saúde, Calyle de Macedo;d a diretora do departamento de Ações Básicas de saúde do Ministério da Saúde, Afra Fernandes; do secretário estadual da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto barradas; do presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Luiz Odorico Monteiros de Andrade e do coordenador da 12ª Conferência Nacional de Saúde, Eduardo Jorge Sobrinho. Discussão Também foi acertado na reunião mensal do Conselho Estadual de Saúde que a próxima reunião ordinária deverá tratar sobre o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Para tanto, serão convidados a participar o gestor municipal da Saúde de Teresina, o secretário Silvio Mendes e o reitor da UFPI, Pedro Leopoldino.