Saúde e Tecnologia andando juntas para a melhoria da qualidade de vida da população. É isso que está sendo repassado a funcionários, gestores, dirigentes de hospitais, entidades de ensino e pesquisa, gerência e técnicos especializados o “Curso de Gestão de Inovação Tecnológica”, que está sendo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde até a próxima sexta-feira, no auditório da Fapepi.
De acordo com o ministrante do curso, Antenor Amâncio Filho, que é especialista na área e doutor em Educação pela UFRJ, estão sendo enfocados três eixos principais. “O que estamos trabalhando com esse grupo de gestores são três eixos. O Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Ciência e Tecnologia e Saúde e a Formação de Recursos Humanos para a área de Saúde. São três coisas que na verdade se complementam. Ainda estamos discutindo as normas de recursos humanos, sobre o próprio SUS e os documentos que já existem sobre uma avaliação do sistema ao longo desses dez últimos anos além de uma proposta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva sobre uma política de Ciência e Tecnologia e Saúde para o país”, explica Antenor.
Ele ressalta que o curso é de suma importância para a melhoria da qualidade do atendimento em Saúde. “O curso é importante porque a tecnologia analisa, diagnostica e produz inovações para a melhoria da qualidade do atendimento na medida que se melhora o processo de trabalho em saúde”, diz.
Vários são os objetivos da Sesapi ao realizar o curso: iniciar o processo de capacitação técnica de profissionais na área de Ciência e Tecnologia em Saúde, com vistas ao desenvolvimento e inserção de tecnologias, em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde; promover cultura de utilização da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico como instrumentos de prática profissional e de racionalização de recursos; e capacitar técnicos da área de ciência e tecnologia para apoio à implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional em Ciência e Tecnologia no contexto das Secretarias de Saúde.