O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Piauí (LACEN) brevemente irá realizar teste de paternidade através do Sistema Único de Saúde. O processo licitatório já está em andamento na Secretaria Estadual de Saúde, e a previsão é que daqui há um mês a primeira coleta já possa ser feita. O secretário Nazareno Fonteles visitou na última terça-feira o laboratório e ressaltou que está fazendo o possível para que esse serviço esteja logo disponível, para beneficiar a população carente do Estado. Já estão previstos, na dotação orçamentária da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2002, recursos do tesouro estadual na ordem de R$ 80 mil, que são suficientes para realizar cerca de 220 testes somente esse ano.“Isso é muito importante para dar mais dignidade e cidadania àquelas pessoas que não têm um nome. É um benefício muito grande que o Estado vai oferecer à população”, declara o diretor do Lacen, Evaldo Hipólito. Há cerca de três anos, o Laboratório Central realizava teste de paternidade, contudo esse exame foi suspenso porque a metodologia utilizada estava ultrapassada. Agora, o Lacen irá contratar um laboratório terceirizado para realizar o teste, tendo em vista que ainda está em processo licitatório a aquisição do aparelho chamado Seqüenciador, que é um dos equipamentos mais moderno usado para realizar esse tipo de exame. A Defensoria Pública Estadual já encaminhou alguns processos de pedido de identificação de paternidade para o laboratório, que, por sua vez, vai agendar os testes de todos os pacientes. Estes serão comunicados sobre a data que deverão se apresentar para fazer o exame. O diretor Evaldo ressalta ainda que também está querendo implantar no Lacen o Isolamento Viral da Dengue, que é um processo que vai definir por município o perfil dos tipos de vírus circulantes no Estado, o que permitirá maior controle da doença e ainda irá facilitar a definição das metas e da estrutura necessárias para combater a dengue. O Lacen também conta com novos serviços, está fazendo, por exemplo, o Tracolimos, que é o acompanhamento da dosagem de uma droga que os pacientes transplantados utilizam. “Essa dosagem de tracolimos é importante, exatamente para o paciente saber qual o índice terapêutico dessa droga que ele está utilizando, ou seja, identificar quanto da droga está no seu sangue, visando saber se ela pode trazer ou não algum dando à saúde”, declara Hipólito, acrescentando que o serviço está sendo disponibilizando há cerca de 20 dias. Um outro exame que também foi disponibilizado pelo Lacen nessa gestão foi FTA Abs, que serve para diagnosticar a sífilis. O laboratório central é o único do Estado do Piauí que realiza esse tipo de teste, nenhum laboratório privado de Teresina faz esse exame. “O diagnóstico de sífilis pode ser feito de duas formas, um pelo VDRL comum, que apresenta muitos resultados falsos negativos ou falsos positivos, e o outro exame é o FTA Abs, que confirma realmente a doença”, explica Hipólito. Além da implantação de novos serviços, a direção realizou melhorias na estrutura física do prédio onde fica o laboratório. Recentemente, o local passou por uma reforma, com instalação de ar-condicionado em setores de atendimento, central de ar-condicionado no almoxerifado, para conservar os reagentes, colocação de azulejos, sabonetes e porta-toalha nas pias, e colocação de película nas janelas de vidro, para proteção solar. Atualmente, cerca de 90 funcionários trabalham no Laboratório Central e no laboratório de Citopatologia, sendo que cerca de 22 têm nível superior e os demais são de nível médio e elementar. O laboratório realiza, aproximadamente, 12 mil ensaios por mês, sendo estes distribuídos nas áreas de vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária, bem como aqueles relacionados com o Programa Nacional de DST/AIDS, a exemplo do exame de carga viral, e CD4/CD8. Técnicos do laboratório estão participando de um curso de especialização em Biologia Molecular, que está sendo realizado em Fortaleza (CE), o que vai melhorar ainda mais o trabalho oferecido à população.