De amanhã até quinta-feira a Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Fazenda, realiza no auditório da Sefaz em Teresina, o “I Seminário de Formalização de Prestação de Contas”. O evento já foi realizado em Campo Maior, Parnaíba, Corrente, Bom Jesus, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato integrando mais de quatrocentos participantes. Nesses municípios, ainda compareceram gestores das cidades de: Fronteiras, Paulistana, Barras, Piripiri, Bom Jesus, Uruçuí, Oeiras e São João do Piauí. A previsão é que em Teresina o seminário reúna mais de noventa pessoas entre ordenadores de despesas das unidades/hospitais e gerências regionais, fixadores de despesas das Unidades e dos hospitais, tesoureiros das prefeituras conveniadas com a Sesapi, além dos gestores das unidades. Devem participar ainda do evento na capital representantes dos municípios de Amarante e Valença. O objetivo do evento é capacitar os servidores públicos estaduais e tesoureiros das prefeituras, em prestação de contas e relatório de gestão. Os participantes de Teresina, assim como o das cidades onde já foi realizado o seminário vão receber as seguintes orientações: sistema integrado de contabilidade, licitação e contratos, crimes e infrações contra as finanças públicas e o processo administrativo e financeiro de prestação de contas, convênio e sub-convênio financiados pelo Ministério da Saúde, além dos erros mais freqüentes ocorridos nos processos de prestação de contas. A Secretaria de Saúde considerou a necessidade de realização desse tipo de capacitação a partir de um “Diagnóstico da Administração Pública Estadual”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado, que detectou diversas falhas e irregularidades na prestação de contas dos gestores públicos. O evento está sendo organizado pela Coordenação de Orçamento e Contabilidade da Diretoria Administrativa Financeira da Sesapi.