O Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) realizam na próxima sexta-feira (19/09), no Real Palace Hotel, o “I Seminário para Acompanhamento de Pesquisas no Projeto Gestão Compartilhada em Ciência e Tecnologia em Saúde no Estado do Piauí”.
Esse evento está sendo coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, sendo desenvolvido também em parceria com as fundações de amparo à Pesquisa (FAPs) e secretarias estaduais de saúde (SES) de estados da região Nordeste e Centro-Oeste. Ele tem como objetivo promover o Projeto Gestão Compartilhada em Ciência e Tecnologia (C&T) em Saúde que serve de estímulo para o financiamento de pesquisas prioritárias para o Sistema Único de Saúde.
A abertura do seminário será feita, às 8h30, pelo secretário Nazareno Fonteles e pelo presidente da Fapepi, Acácio Veras. Esse seminário contará com a ilustre presença da Coordenadora do Departamento de Ciência e Tecnologia em Saúde do Ministério da Saúde, Suzane Serruya. Ela vai proferir palestra, às 8h45, sobre “Gestão Compartilhada em Ciência e Tecnologia (C&T): diretrizes do Ministério da Saúde para C&T em Saúde”.
Uma outra convidada que enriquecerá o seminário é a professora Doutora do Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP-SP, Ana Cristina D´Andretta Tanaka. Ela irá abordar o tema “Mortalidade Materna no Brasil” durante o evento, cuja palestra está marcada para as 11h15.
Ainda de acordo com a programação, às 9:00h, será realizada a apresentação das pesquisas que estão sendo realizadas no Piauí através de recursos desse convênio firmado entre o Decit-MS e o governo do Estado. A primeira pesquisa apresentada será o “Projeto Humanização da Assistência à Saúde: O impacto do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) nos hospitais do Piauí”. A professora da Universidade Federal do Piauí, Lúcia Vilarinho, fará a apresentação da mesma.
Em seguida, a professora Lúcia Rosa fará uma explanação sobre a segunda pesquisa desenvolvida através do projeto, sendo a seguinte: “O Impacto dos Serviços Substitutivos em Saúde Mental no Provimento de Cuidado Doméstico ao Portador de Transtorno Mental”. Depois das duas apresentações será realizado um debate aberto ao público
A programação do evento continua com a apresentação de mais três pesquisas que também são financiadas pelo convênio: “Indicadores de Promoção em Saúde como Instrumentos de Avaliação de Sistemas Municipais de Saúde no Estado do Piauí”; “Mortalidade Materna no Piauí: Avaliação de projetos e tecnologias para controle nas Diretorias Regionais de Saúde e nos Comitês”, e “Estudos dos Óbitos em Mulheres em Idade Fértil Residentes no Município de Teresina no Biênio 2000-2001”. As três pesquisas serão apresentadas, respectivamente, pelos professores José Ivo dos Santos; Inez Sampaio e Joaquim Parente.
Em seguida, a Professora. Doutora Ana Cristina d’Andretta Tanaka fará a sua apresentação para novamente abrir o debate ao público, visando contribuir para os avanços da ciência e tecnológica na área da saúde.
“I Seminário para Acompanhamento de Pesquisas no Projeto Gestão Compartilhada em Ciência e Tecnologia em Saúde no Estado do Piauí”
PROGRAMAÇÃO
DATA:Teresina, 19 de setembro de 2003
LOCAL:
8:30 h Abertura: Presidente da FAPEPI
Secretário de Estado da Saúde do Piauí
8:45 h Gestão Compartilhada em C&T: diretrizes do Ministério da Saúde para C&T em Saúde: Representantes do MS/DECIT
9:00 h Apresentação das Pesquisas do Convênio:
9:00h Projeto Humanização da Assistência à Saúde: O impacto do PNHAH nos hospitais do Piauí. Profa. Dra. Lúcia Vilarinho
9:20h O impacto dos serviços substitutivos em saúde mental no provimento de cuidado doméstico ao portador de transtorno mental. Profa. Dra. Lúcia Rosa
9:40h Debate aberto ao público
10:00 - 10:15 h – Coffee-Break
10:15 h Continuação da apresentação das Pesquisas do Convênio:
10:15h Indicadores de promoção em saúde como instrumentos de avaliação de sistemas municipais de saúde no Estado do Piauí. Prof. Dr. José Ivo dos Santos.
10:35h Mortalidade Materna no Piauí: Avaliação de projetos e tecnologias para controle nas Diretorias Regionais de Saúde e nos Comitês. Profa. Dra. Inez Sampaio.
10:55h Estudos dos óbitos em mulheres em idade fértil residentes no município de Teresina no Biênio 2000-2001. Prof. Dr. Joaquim Parente
11:15h A Mortalidade Materna no Brasil. Profa. Dra. Ana Cristina d’Andretta Tanaka
11:45h Debate aberto ao público
12:30 h Encerramento: Coordenação de C&T em Saúde/SESAPI
FAPEPI
MS/DECIT