Foram apresentadas hoje (sexta-feira) as cinco pesquisas piauienses na área de Saúde que fazem parte do Projeto Gestão Compartilhada em Ciência e Tecnologia em Saúde. Os resultados parciais das pesquisas foram conferidos por representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, além de professores e alunos da UFPI e UESPI e outros participantes no “I Seminário para Acompanhamento de Pesquisas no Projeto Gestão Compartilhada em Ciência e Tecnologia em Saúde no Estado do Piauí”, no Real Palace Hotel. Os trabalhos, que foram financiados pelo Ministério da Saúde, começaram a ser desenvolvidas em outubro do ano passado e devem ser concluídas nos próximos meses. As cinco pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Estado têm os seguintes temas: “Projeto Humanização da Assistência à Saúde: O impacto do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) nos Hospitais do Piauí”; “O Impacto dos Serviços Substitutivos em Saúde Mental no Provimento de Cuidado Doméstico ao Portador de Transtorno Mental”; “Indicadores de Promoção em Saúde como Instrumentos de Avaliação de Sistemas Municipais de Saúde no Estado do Piauí”; “Mortalidade Materna no Piauí: Avaliação de projetos e tecnologias para controle nas Diretorias Regionais de Saúde e nos Comitês”, e “Estudos dos Óbitos em Mulheres em Idade Fértil Residentes no Município de Teresina no Biênio 2000-2001”. Para o secretário da Saúde, Nazareno Fonteles, o maior benefício será para a população. “A ciência e a tecnologia juntas não apenas incrementam, mais potencializam as ações na área de Saúde, garantindo uma assistência mais democrática e de melhor qualidade para a população. As pesquisas que estão sendo desenvolvidas através desse projeto vão possibilitar uma melhoria na qualidade no sistema de saúde público”, diz o secretário. Para a representante do Ministério da Saúde, Suzane Serruya, que proferiu a palestra “Gestão Compartilhada em Ciência e Tecnologia (C&T): diretrizes do Ministério da Saúde para C&T em Saúde”, o objetivo é garantir resultados práticos para os usuários do SUS. “O projeto Gestão Compartilhada fomenta pesquisas que tenham relação com os problemas do SUS. A idéia é que os pesquisadores possam estudar as razões, avaliar as tecnologias e programas em que a Secretaria de Saúde possa, de posse desses resultados, dessas pesquisas, melhorar seus serviços”, explica. Também proferiu palestra durante o seminário a professora Doutora do Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP-SP, Ana Cristina Tanaka, que falou sobre o tema “Mortalidade Materna no Brasil”. A coordenadora de Ciência e Tecnologia da Sesapi, Isabel Paiva Cavalcanti, ressaltou que o projeto é pioneiro na área. “Esse I Seminário de Acompanhamento de Pesquisas dentro do Projeto de Gestão Compartilhada em Ciência e Tecnologia tem uma característica de pioneirismo porque é a primeira vez que o Ministério da Saúde se propõe a financiar projetos de pesquisa na área da Saúde com a intenção de que os resultados dessas pesquisas sejam apropriados pelo Sistema Único de Saúde. Isso significa dizer que os resultados dos cinco projetos de pesquisa que o Ministério da Saúde financia no Estado do Piauí devem ser inseridos no conjunto de políticas de intervenção do setor saúde no Estado do Piauí. A intenção é que num futuro mais próximo essa elaboração de pesquisas seja algo mais acessível, inclusive aos outros profissionais da docência e de seus alunos”, destaca a coordenadora.