Os dezessete diretores dos regionais da Secretaria de Saúde estiveram reunidos hoje com os gerentes e coordenadores das diretorias da Sesapi para discutir as ações pactuadas em Saúde em todo o Estado. De acordo com a diretora da Unidade de Vigilância Sanitária, Vera Lúcia Bacelar, a reunião é importante para garantir ações integradas em todo o Piauí. “Através dessas reuniões nós podemos ter um contato direto com esses diretores que nos repassam como estão as regionais o que nós podemos fazer para melhorar, além de podermos ajustar todas as informações. O secretário de Saúde, Nazareno Fonteles, todo dia nos pede que as ações da Secretaria sejam integradas, então hoje é o momento. Todas as diretorias e as gerentes estão aqui hoje para garantir isso”, destaca Vera. Ela ressaltou que durante a reunião os diretores receberam ainda o resultado de uma pesquisa inédita feita no Estado sobre a Doença de Chagas. “A pesquisa é pioneira e todos os diretores vão receber o relatório da pesquisa para melhor desenvolver o trabalho nas suas regionais direcionado ao combate à doença. Além disso, uma equipe de Brasília composta de técnicos do Ministério da saúde ainda vai falar sobre imunização”, diz a diretora. Para a diretora da regional de Saúde de Paulistana, Vânia da Silvam a reunião é essencial para colocar os municípios a par das ações já pactuadas em Saúde. “São poucos os eventos que nós participamos desse porte. Nós estamos assumindo agora e tem muitos municípios que só começaram a fazer as suas pactuações em agosto e nós precisamos tomar conhecimento de tudo isso. É um momento importante também para apresentarmos os trabalhos que estamos desenvolvendo em nossas regionais”, enfatiza Vânia. Entre os assuntos expostos para os diretores das regionais, estão: a Portaria 1399/MS, que trata sobre a PPI, os parâmetros das ações pactuadas, o supervisionamento das ações, os cumprimentos das metas, e o relatório de acompanhamento. Na reunião, os coordenadores de cada unidade da Sesapi ainda falaram sobre as ações que estão sendo desenvolvidas em todo Estado.