O ambulatório do Hospital Getúlio Vargas vai inaugurar nesta sexta-feira, dia 26, às 10h, dois serviços pioneiros e de grande importância para o Estado. É que serão implantados o ambulatório de Cirurgia Buco-Maxilo e o serviço de fonoaudiologia, onde serão realizados procedimentos pelo Sistema Único de Saúde. A inauguração vai contar com a presença do secretário da Saúde, Nazareno Fonteles e da diretora do ambulatório Fátima Garcês.
De acordo com ela, a inauguração do novo consultório será um marco para a saúde bucal no estado do Piauí. “Essa é uma reivindicação de dez anos. É o primeiro ambulatório de buço-maxila de todo Estado e é importantíssimo para o Piauí. Nós temos aqui no hospital sete cirurgiões buco-maxilo prontos para atender a população e que nunca começaram o trabalho porque não tinham um consultório. Todas as pessoas, independente de idade, serão atendidas”, garante Fátima Garcês.
Ela destaca que entre os vários procedimentos que serão feitos no ambulatório estão: remoção de dente incluso, drenagem de abscessos faciais, biópsias de lesões bucais, remoção de cistos dentários e cirurgia paraendodóntica. “São procedimentos que a população necessita muito e nenhum lugar, nem entre as clínicas particulares, existia um consultório especializado para isso”, explica a diretora.
O novo consultório irá funcionar diariamente no horário de 7h às 11h e 13h às 17h. “Os profissionais sempre reivindicaram o consultório porque sabem da necessidade a população que não contava com esse tipo de serviço de forma gratuita. Todos esses cirurgiões são lotados no SPS e por isso não acarretam ônus para o estado”, explica Fátima.
Quem precisa de serviço de fonoaudiologia também poderá recorrer ao ambulatório do HGV. “Também vamos estar oferecendo o serviço de fonoaudiologia terapêutica, com atendimentos diários. Já os exames de audiometria e impedanciometria serão feitos em parceria com a APAE, enquanto não compramos os nossos equipamentos”, diz Fátima Garcês.