O Ministério da Saúde enviou 15 mil fitas de punho, com a inscrição “Viva Mulher: Previna-se do Câncer do Colo do Útero e de Mama-INCA/MS”, para a Secretaria Estadual de Saúde distribuir durante a realização da IV Semana Nacional de Saúde Mamária, que iniciou na última segunda-feira e terminará no próximo dia 05.
Durante esse período a secretaria de Saúde estará orientando todos os municípios a conscientizarem as mulheres sobre como prevenir, diagnosticar e tratar as doenças de mama, e assim incentivar a saúde mamária. Um das principais orientações é que deve ser recomendada a realização do auto-exame a todas as mulheres acima de 20 anos, mensalmente, tendo em vista que ele é um importante instrumento para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, também deve ser realizado o exame clínico completo, uma vez por ano com o ginecologista ou mastologista.
Atualmente, o exame de mamografia é realizado nos municípios de Teresina, Parnaíba e Picos, e nos municípios de Bom Jesus e Floriano o serviço está em fase de implantação. Já no serviço público estadual de Teresina, realiza-se mamografia na maternidade Dona Evangelina Rosa e no Hospital Getúlio Vargas. Além desses lugares existem serviços conveniados sendo prestado em Parnaíba, Picos e Teresina.
Dentre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais atinge e mata mulheres no Brasil, sendo que a principal incidência de câncer de mama está na faixa etária entre 50 e 60 anos. No ano de 2002, o Ministério da Saúde estimou a ocorrência de 130 novos casos de câncer de mama para o Piauí, e 30 óbitos. Segundo dados da Coordenação do Projeto Viva Mulher, foram tratados 309 casos de câncer de mama tratado no Estado, sendo que cerca de 40% dos casos são referentes a pessoas de outros Estados, portanto, apenas 102 casos de câncer mama registrados são de pessoas que moram no Piauí.
Quem está provendo as atividades da IV Semana Nacional de Saúde Mamária é a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional do Piauí, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA). As fitas doadas pelo INCA para essa campanha serão distribuídas para os municípios, e ainda em Teresina, pelos representantes da Sociedade e técnicos da Coordenação Estadual do Programa Viva Mulher, na próxima quinta e no próximo sábado (02 e 04 de outubro), nos dois principais shoppings da capital.
Como parte da programação, também será realizada uma caminhada no sábado (dia 04). A concentração ocorrerá na Academia Eugênio Fortes, da Nossa Senhora de Fátima, às 16h00, saindo às 17h00, em direção ao shopping Riverside.
A secretaria estadual de Saúde está articulando com o município de Teresina para que as equipes que trabalham no Programa Saúde da Família participem da mobilização da população para participar de toda campanha.