Governador entregará o pedido de habilitação do Estado ao ministro da Saúde. O ministro da Saúde, Humberto Costa, confirmou presença em Teresina nesta quarta-feira (08 de outubro), para participar da IV Conferência Estadual de Saúde (CONFESPI). Ele falará aos participantes, às 8h00, no salão principal do Rio Poty Hotel. A vinda do ministro para o evento representará um momento histórico porque além das discussões que visam melhorar a saúde, na oportunidade, o governador Wellington Dias e o secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles, farão a entrega simbólica do pedido de habilitação do Piauí em Gestão Plena do Sistema de Saúde. Esse pedido deverá ser aprovado na próxima reunião da Comissão Intergestores Triparte, em Brasília, que está marcada para o dia 24 desse mês. Caso a habilitação seja homologada nessa reunião, o Estado irá melhorar toda a assistência à saúde. As principais conquistas alcançadas serão: a organização do sistema de saúde, em uma rede regionalizada e hierarquizada; a descentralização das ações e serviços de saúde, facilitando o acesso do cidadão; o controle dos recursos do SUS pela Secretaria Estadual de Saúde, tendo em vista que o repasse desses recursos será feito diretamente do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde; aumento anual de mais de R$ 30 mil dos recursos do SUS; permite ainda a compensação dos recursos financeiros às demandas assistenciais do Maranhão e de outros Estados. A presença do ministro estava agenda para a abertura da conferencia, nesta terça-feira, às 19h30, no Centro de Convenções, mas em virtude de outros compromissos assumidos no Estado do Amazonas, quem irá representá-lo hoje será a Secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do ministério, Maria Luiza Jaeger. Outras alterações foram realizadas na programação da conferência, agora o Secretário do Estado da Saúde do Ceará, Jurandi Frutuoso Silva, é quem irá apresentar a conferência de hoje: “A Saúde que Temos, o SUS que queremos”, logo após a solenidade de abertura. A indicação foi do presidente do CONASS Gilson Cantarino, que não pôde comparecer à solenidade. Já o governador Welllington Dias, será representado nesta solenidade pelo vice-governador Osmar Júnior, tendo em vista que o mesmo se encontra em Brasília. Apesar dessas alterações, não houve nenhuma mudança em relação às presenças da Secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Maria Luiza Jaeger, do diretor emérito da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Carlyle Guerra de Macêdo, e da Diretora do Departamento de Ações Básicas de Saúde do Ministério da Saúde, Afra Suassuna Fernandes, durante os trabalhos das duas mesas de debate do segundo dia de evento (quarta-feira 08/10). CURRÍCULO DO CONFERENCISTA DA ABERTURA DA IV CONFESPI: JURANDI FRUTUOSO SILVA é médico sanitarista com especialização em Sistemas de Locais de Saúde-Silos. Como coordenador do Programa de Saúde de Itapiúna, em 1994, recebeu o prêmio do Unicef pelo combate à mortalidade infantil. Frente à secretaria de Saúde de Pedra Branca, desde 1997, foi destaque na II Mostra Nacional de Experiência Bem-sucedida em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doença. Foi presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado. Como parlamentar, foi deputado estadual. Assumiu a Secretaria de Estado da Saúde do Ceará em janeiro de 2003.