O Governador Wellington Dias e o secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles fizeram hoje, durante a IV Conferência Estadual de Saúde, que está sendo realizada no Rio Poti Hotel, a entrega simbólica do pedido de habilitação do Piauí em Gestão Plena do Sistema de Saúde ao ministro da Saúde, Humberto Costa. O pedido deverá ser apreciado na próxima reunião da Comissão Intergestores Triparte, em Brasília, que está marcada para o dia 24 desse mês.
Na ocasião, Humberto Costa disse que acredita que o pedido de habilitação será aprovado e homologado sem problemas e que este é um grande avanço para o SUS no Piauí. "Trata-se de um avanço importante. Nós vamos poder organizar o sistema de saúde no Estado do Piauí, com cada município sabendo a sua responsabilidade e o Ministério da Saúde ampliando a transferência de recursos da Saúde devido a essa condição. Ganha muito a população do Piauí", disse o ministro.
Caso a habilitação seja homologada nessa reunião, o Estado irá melhorar toda a assistência à saúde. As principais conquistas alcançadas serão: a organização do sistema de saúde, em uma rede regionalizada e hierarquizada; a descentralização das ações e serviços de saúde, facilitando o acesso do cidadão; o controle dos recursos do SUS pela Secretaria Estadual de Saúde, tendo em vista que o repasse desses recursos será feito diretamente do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde; aumento anual de mais de R$ 30 milhões dos recursos do SUS; permite ainda a compensação dos recursos financeiros às demandas assistenciais do Maranhão e de outros Estados.