O Ministro da Saúde Humberto Costa, o Governador Wellington Dias e o secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles abriram os trabalhos de hoje do segundo dia da IV Conferência Estadual de Saúde. Mais de mil pessoas entre delegados municipais, gestores públicos, trabalhadores e usuários da Saúde e convidados estão participando do evento. Na ocasião, Humberto Costa destacou a importância da realização da Conferência para a discussão do Sistema Único de Saúde. "Todos os Estados estão fazendo as suas conferências que agora têm uma importância ainda maior já que o SUS está completando quinze anos. As conferencias municipais e estaduais, assim como a conferencia nacional são oportunidades para avaliarmos a situação, debatermos o futuro, bem como avaliarmos os problemas de Saúde e assim construirmos um sistema que atenda as demandas e a necessidades da população", disse o ministro, destacando a importância de políticas eficientes de assistência farmacêutica e de um maior controle social viabilizado por instrumentos como os conselhos de Saúde. O governador Wellington Dias ressaltou que este ano está sendo ainda muito difícil para os Governos Estadual e Federal na área de Saúde, mas que a partir do próximo ano mais avanços poderão ser feitos no setor, viabilizados especialmente pela habilitação do Estado como Gestor Pleno de Saúde. "Poderemos avançar bem mais na área da Saúde a partir do próximo ano, já que esse foi muito difícil para os Governos Estadual e Federal. Um dos nossos principais objetivos para a Saúde do Piauí é chamar os concursados, começando pelos auditores. Outra prioridade é aprovar o plano de cargos, carreiras e salários dos servidores", disse o Governador. Ele ainda fez questão de falar da sua alegria em ver aprovados os instrumentos da habilitação em gestão plena no Estado na comissão bipartite e no Conselho Estadual de Saúde. "É um avanço enorme para a Saúde no Estado. A partir da homologação na Comissão Tripartite em Brasília vamos começar a construir uma nova realidade. Dentro desse processo de Gestão Plena vamos poder equipar o Hospital Getúlio Vargas, Areolino de Abreu, Hospital Infantil, Hdic, todas as unidades não só de alta complexidade, mas também todas as outras unidades da capital e do interior. É esse caminho novo que vai experimentar o Piauí e cada vez mais as pessoas vão perceber que essas mudanças melhoram o serviço e que é bom para todo mundo", destacou Dias. Hoje (quarta-feira) pela manhã foram realizadas duas mesas de debate. A primeira mesa teve como palestrante a Secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Maria Luiza Jaeger. Ela falou sobre “O Trabalho na Saúde”, e contou com o apoio dos seguintes debatedores/comentaristas: o diretor do Centro de Ciências da Ufpi, Noé Fortes, o diretor da Faculdade de Ciências Médicas do Piauí, José Figueiredo, o presidente da CUT, José de Moura Neto, e a secretária estadual de Administração, Regina Sousa. A segunda mesa teve como tema “A Organização da Atenção à Saúde”, e ficou sob a responsabilidade do diretor emérito da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Carlyle Guerra de Macêdo e de representante do Departamento de Ações Básicas de Saúde do Ministério da Saúde. O secretário Estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, coordenou a mesa. Ainda foram convidados pela comissão organizadora para participar da IV Confespi, na quinta-feira, o Coordenador da 12º Conferência Nacional de Saúde, Eduardo Jorge, o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde/COSEMS, Luiz Odorico, o Secretário Estadual de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas, o Procurador da República (4ª Regional/RS), Humberto Jacques, e a secretária de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Márgara Cunha. Além dos conferencistas, representantes de mais de 130 municípios do Estado estão participando da IV Confespi. O evento termina no dia 10, com a realização da plenária final para eleger os 40 delegados do Piauí que participarão da Conferência Nacional de Saúde, que será realizada no período de 07 a 11 de dezembro, em Brasília. A IV Confespi é uma realização da Secretaria Estadual da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, e do governo do Piauí.