O ministro da Saúde, Humberto Costa, marcou para esta quinta-feira uma reunião com o governador Wellington Dias, o Secretário Estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, e o reitor da Universidade Federal do Piauí, Pedro Leopoldino. Entre os assuntos em pauta estão os seguintes: a questão da transferência da Maternidade Evangelina Rosa para o Hospital Universitário, a compensação de recursos financeiros dos Estados que enviam pacientes para serem atendidos no Piauí. "Amanhã vamos ver como viabilizar isso tecnicamente. Nossa idéia é trabalhar no sentido de ter a transferência da maternidade, que tem uma estrutura feita de forma provisória e que encontra-se em uma situação muito carente, para o hospital universitário", enfatiza Segundo o governador, com a transferência da maternidade para o HU, haverá uma solução para resolver um dos principais problemas que está dificultando o funcionamento do HU, que é a falta de pessoal e de recursos para essa contratação. Wellington Dias ainda informou que ainda está sendo viabilizada a possibilidade de colocar em funcionamento a área de urgência e emergência do pronto socorro de Teresina. "Temos maturidade de saber separar as divergências políticas. Estamos tratando de saúde, portanto de vidas humanas, e queremos ter a responsabilidade de resolver um grave problema do nosso Estado. Precisamos mais do que nunca dessa integração entre o município, Estado e a União, porque precisamos do pronto-socorro de Teresina trabalhando na área de urgência e emergência, e o HGV se voltando mais fortemente para área de média e alta complexidade", afirma o governador. De acordo com Wellington, a meta do governo é que o HGV seja melhor equipado e possa se fortalecer ainda mais no meio norte do Brasil, como uma grande referência na alta complexidade e como um hospital escola. Quando questionado se com o funcionamento de urgência e emergência no pronto-socorro municipal, o HGV deixaria de atender essa área de urgência e emergência, o governador afirmou que é preciso analisar tecnicamente se apenas o pronto-socorro municipal daria conta desse atendimento. "Vamos negociar amanhã todas essas questões técnica, até porque os técnicos do Ministério já fizeram um levantamento sobre a real demanda na urgência e emergência no Piauí. precisamos do pronto-socorro e do HGV para termos folga e tranquilidade", finaliza.