Durante a participação do governador na IV Conferência, ele afirmou em entrevista, que recebeu uma boa notícia do ministro da Saúde, que foi a aprovação do projeto da construção do novo hospital de Picos, que será realizado em parceria com a Organização Não Governamental italiana, denominada Emergency. “Precisava de uma autorização do Ministério, por se tratar de um investimento financeiro, e isso foi feito. Agora vamos estabelecer um calendário para que até ao final do ano tenhamos a liberação dos recursos para a concretização dessa obra”, enfatiza o governador Wellington Dias.
Além de ter uma unidade de média e alta complexidade em Picos, a meta do governo é trabalhar o sistema de saúde para que existam outros hospitais desse porte em outras regiões, como Parnaíba, Floriano e Bom Jesus.
Wellington também ressaltou que é necessário ter a atenção básica realmente organizada no Estado. “O Piauí se acostumou a ter um prédio com o nome de hospital, dispondo de alguns equipamentos sofisticados, muitas vezes sem ninguém para operar, e a família ainda fica satisfeita quando o parente morre num hospital. E o que queremos não é isso, e sim um sistema preparado tecnicamente para realizar o que é possível ser feito”, destaca.
Ele disse que a intenção do governo fazer funcionar um hospital de apoio à atenção básica nos municípios menores, ter hospitais de média, e até alta complexidade, em algumas cidades pólos, além de dispor de um sistema de alta complexidade na capital, que possa atender não apenas o Piauí mas todo meio norte do Brasil.