No terceiro dia de realização da IV Confespi teve uma mesa redonda para discutir “As três Esferas de Governo e a Construção do SUS”, às 8h00, no Rio Poty Hotel. Essa mesa foi coordenada pelo coordenador geral da 12ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), Eduardo Jorge. Ele é o autor da emenda Constitucional nº 29, que estabeleceu percentuais mínimos das receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a serem aplicados em ações e serviços públicos de saúde. Também participaram dessa mesa o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, e o Secretário Estadual da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata. Ainda como parte da programação desta quinta-feira, teve outra mesa, composta pelo Procurador da República da 4ª Regional (RS), Humberto Jacques de Medeiros, que irá falou sobre “Controle Social”, e pela Secretária de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Márgara Raquel Cunha, que comentou o tema Gestão Participativa. Essa mesa teve como coordenadora a atual Secretária Estadual de Assistência Social e Cidadania, Rosângela Souza. O período da tarde, entre o horário de 14h00 às 18h00, foi reservado para os trabalhos em grupo, que vão discutir os temas que foram apresentados pelos conferencistas, além de outros que estão pautados pelos organizadores da conferência nacional de saúde. Piauí escolhe 40 delegados para a 12ª Conferência Nacional de Saúde O Piauí irá escolher nesta sexta-feira, no último dia de realização da IV Conferência Estadual de Saúde (Confespi), os delegados que irão participar da 12ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá no período de 07 a 11 de dezembro, em Brasília. Esses delegados serão eleitos durante a plenária final da conferência, que está marcada para o horário de 8h00 às 16h00, no Centro de Convenções. Serão escolhidos 40 delegados do Piauí. Eles vão participar da 12ª Conferência Nacional de Saúde. Os delegados são eleitos na etapa estadual da 12ª CNS, considerando o tamanho proporcional da população de cada Estado, com um mínimo de 12 delegados por Estado, de tal forma que todos os segmentos sejam representados: gestores, prestadores de serviços de saúde, trabalhadores de saúde e usuários. Devem participar da conferência nacional cerca de 2.500 delegados de todos os Estados do país.