Uma comissão formada por técnicos dos ministérios da Saúde e da Educação, do governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Teresina, e da Universidade Federal do Piauí, irá providenciar, dentro do prazo de 60 dias, os encaminhamentos necessários para a transferência do funcionamento da Maternidade Evangelina Rosa para o Hospital Universitário. Esse foi o acordo feito nesta quinta-feira (09/10), às 16h00, em Brasília, durante a reunião do ministro da Saúde, Humberto Costa, com o governador do Estado, Wellington Dias, o prefeito em exercício, Marcos Silva, o secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, e o reitor da Universidade Federal do Piauí, Pedro Leopoldino. Também participaram desse encontro, técnicos do Ministério da Saúde e assessores do Ministério da Educação. “A reunião foi muito positiva tanto pela dimensão da reunião, como pelo comprometimento dos presentes em resolver tanto o problema da Maternidade, que está funcionando num prédio que tem uma estrutura muita precária, como também o problema do Hospital Universitário, que não funciona por falta de pessoal”, enfatiza Fonteles. Ele ainda destaca que a reunião ainda apontou uma “luz” para colocar em funcionamento o pronto-socorro municipal de Teresina. Além de verificar se o Hospital Universitário necessita de mais recursos, equipamentos, e analisar como deve ser operacionalizada, tecnicamente e juridicamente, a transferência da maternidade para o HU, a comissão ainda fará um estudo sobre a urgência e emergência em Teresina. Esse estudo irá diagnosticar se somente o pronto socorro municipal tem condições de dar conta do atendimento de urgência e emergência em Teresina, ou se esse tipo de atendimento ainda tem que continuar funcionando também no Hospital Getúlio Vargas. Além das questões anteriores, durante a reunião com o ministro, o governador Wellington Dias ainda solicitou ao ministério da Saúde que seja aprovada a habilitação do Estado do Piauí como gestor pleno do sistema de saúde na próxima reunião da Tripartite, marcada para o final de outubro. Ele ainda pediu que logo que após esse processo, fosse operacionalizada a compensação dos recursos que o Piauí gasta prestando atendimento a outros Estados, como o Maranhão. Welllington ainda solicitou recursos para reformar o Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.