A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 1 milhão e meio de mortes poderiam ser evitadas, a cada ano, por meio da prática do aleitamento materno. Esta é a forma mais adequada de reduzir a mortalidade infantil. Pesquisas também comprovam que as crianças que tomam leite materno têm duas vezes menos episódios de doenças do que aquelas que tomam leite artificial. Essas informações foram transmitidas pela representante do Unicef no Piauí e Maranhão, Maria José Medeiros, durante a abertura da Semana Mundial da Amamentação, que foi realizada na última segunda-feira, no auditório do Teresina Shopping. Ela ressaltou a importância da amamentação como o primeiro direito da vida, assim como o direito de ter um nome, através do registro civil. “Nem deveria haver necessidade de se conversar sobre a amamentação porque deveria ser um ato natural. No entanto, a amamentação ainda é um ato educativo, por isso os profissionais de saúde e toda sociedade têm um papel a desempenhar em relação a essa questão, no sentido de estar conscientizando toda população”, declara Maria José. Ela proferiu palestra sobre “A Amamentação e o Mundo Globalizado- Pela Paz e pela Justiça”. Esse tema visa demonstrar a amamentação como um gesto que possibilita paz e justiça, e ainda trata sobre o aproveitamento do potencial da comunicação global para educar as pessoas quanto à importância do leite materno para a saúde da criança, ajudando a prevenir doenças. E não é só a criança que sai ganhando, a mulher que amamenta também possui menos riscos de ter câncer de mama. Durante a abertura da Semana Mundial da Amamentação o secretário estadual de saúde, Nazareno Fonteles, destacou a necessidade da amamentação prevalecer, em detrimento aos interesses das indústrias que produzem leite artificiais. “Isso envolve o repasse de informações sobre os riscos dos leites artificiais e uma maior sensibilização dos profissionais de saúde”, acredita Fonteles. O evento ainda contou com a participação da representante da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba, da diretora da Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Vera Bacelar, e da Coordenadora de Atenção à Saúde da Criança da Sesapi, Carmem Viana. A Semana Mundial da Amamentação é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. No Piauí, as ações relativas a essa comemoração estão sendo coordenadas pela Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde.