Na próxima segunda-feira, dia 20 de outubro, dia mundial de Combate da Osteoporose, a Secretaria Estadual da Saúde e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizam, a partir das 15h, no auditório da Secretaria de Assistência Social e Cidadania duas palestras para comemorar a data.
A primeira terá como tema “Osteoporose – Conhecendo, Prevenindo, Tratando e Convivendo” e será proferida pelo Dr. José Tupinambá Sousa Vasconcelos. Já a segunda terá como tema “O Papel da Nutrição na Saúde Óssea”.
Foram convidados para participar das palestras representantes dos grupos de idosos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e professores do Núcleo de Extensão e Pesquisa do Idoso Intergera, do Instituto Camilo Filho.
A osteoporose é uma doença que afeta os ossos fazendo com que estes fiquem frágeis e, conseqüentemente, com maior possibilidade de sofrer fraturas. As mulheres são as principais atingidas, especialmente as de raça branca ou amarela. Ainda são fatores de risco o envelhecimento, pessoas com constituição corpórea pequena, que estejam na pós-menopausa, que usam corticóides, o fumo, o sedentarismo, a ingestão excessiva de álcool, a ingestão de cálcio inadequada e a hereditariedade.
Para se chegar ao diagnóstico da doença é necessário fazer um exame de Desitometria Óssea ou através de exames de sangue e de urina. Para a prevenção da osteoporose é necessário tomar alguns cuidados, especialmente no que se refere à alimentação adequada e rica em cálcio, fazer atividades físicas leves e freqüentemente, evitar o uso de cigarro e o consumo de bebidas como café, álcool, refrigerantes à base de cola e insistir nas recomendações de ingestão diária de cálcio em crianças e adolescentes, já que é nesta fase que armazenamos cálcio para a fase adulta.