Encerrará neste sábado o X Congresso Médico Acadêmico do Piauí (COMAR). O evento tem como finalidade fornecer ao estudante da área da saúde, notadamente do curso de medicina, um instrumento de integração e participação mais ativo no bojo da prática médica. Além disso, visa a atualização dos estudantes e do profissional da área da saúde, no que tange às inovações e conquistas mais recentes do exercício da medicina. O evento foi aberto na última quarta-feira (dia 15/10), no auditório da Fiepi, com a presença do governador do Estado, Wellington Dias. Na ocasião, ele ressaltou a importância da construção de um sistema de saúde capaz de operar de forma planejada e participativa. “Tanto o setor público quanto o setor privado devem trabalhar de forma integrada, para estabelecermos as ações preventivas de saúde”, destacou o governador. Wellington também afirmou que investir em abastecimento d´água e saneamento faz parte das prioridades do governo para melhorar os indicadores de saúde no Estado. O secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, também esteve presente na abertura do evento e destacou os avanços que têm acontecido na área da saúde, como o processo de habilitação do Estado em gestão plena do sistema, e ainda destacou o sucesso da Conferência Estadual de Saúde. “Para que esse sistema continue avançando cada vez mais, precisamos fazer com que os profissionais de saúde conheçam melhor o SUS. Nesse sentido, já entrei em contato com o secretário estadual de Educação, Antônio José Medeiros, para que o tema “SUS” seja incluído na carga horária das disciplinas de Ciência e Biologia. Todos temos que valorizar esse sistema, que é o cominho da reforma do Estado Brasileiro”, enfatiza Nazareno. Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, apesar das dificuldades existentes, a exemplo da falta de recursos, que representam obstáculos para que o SUS ofereça maior qualidade no atendimento, os brasileiros dispõem de um sistema de saúde melhor do que o de muitos países desenvolvidos. “O Brasil conta com um sistema público de saúde singular, apesar das dificuldades financeiras e de trabalho. O SUS deve ser entendido como um bem público relevante”, enfatiza Sílvio Mendes. Nesse dia, o médico José Carnevalle, que é professor da Unicamp (SP), proferiu a Conferência Magna sobre o tema “Ser Médico nos Dias de Hoje”. Amanhã, no último dia de programação, acontecerá, a partir das 10h00, ocorrerá várias conferências no auditório do Espaço Saúde do Teresina Shopping, sendo as seguintes: 1) Contracepção Hormonal, com o médico Alberto Madeiro (10h00), 2) Distúrbios do Sono, com o médico Marcus Sabry (10h50), Reações Anafláticas, com o médico Fernando Martins (14h00); e Direitos e Deveres do Acadêmico de Medicina, com o médico do Ceará, Ivan Moura Fé. Às 15h40 começa uma mesa redonda para discussão das conferências. O encerramento e as premiações estão previstos para as 16h50. O Congresso Médico Acadêmico do Piauí surgiu há 10 anos, com o objetivo de mobilizar a classe médico-estudantil, no intuito de tornar o exercício da medicina algo cada vez mais prazeroso.