Começa na terça-feira, dia 4 de novembro, no Piauí, o treinamento dos técnicos que vão fazer parte do novo sistema de vigilância alimentar e nutricional, do Governo Federal. Todas as dezessete regionais de Saúde serão beneficiadas com o programa de treinamento, que será gerenciado no Piauí pela Coordenação Materno/Infantil da Secretaria Estadual da Saúde. Nas primeiras três semanas de novembro serão beneficiadas cinco regionais de Saúde. Teresina, Piripiri, Campo Maior, Valença e Floriano. Na semana passada, a nutricionista do Coordenadoria Geral da Política de Alimentação e Nutrição Ministério da Saúde, Nicele Lessa, visitou o secretário da Saúde, Nazareno Fonteles, para mostrar a importância do treinamento. Ao todo, o ministério designou nove semanas para de treinamento para todo o Piauí, envolvendo recursos de R$ 81 mil, que serão empregados no pagamentos dos custos dos técnico do Ministério, material, aquisição de equipamentos e aluguel de espaços físicos. De acordo com a representante da Coordenadoria Materno/Infantil da Sesapi, Carmem Viana, o sistema antigo do Ministério da Saúde era pouco eficiente. “O antigo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional foi extinto porque ele era todo manual, os mapas eram mandados para a Secretaria era nós é que digitávamos. Agora o Ministério da Saúde refez o programa que está todo informatizado. No treinamento é importante porque teremos a oportunidade de preparar os técnicos em relação ao peso, altura e outras variáveis da população do Estado, fazendo inclusive uma normatização disso”, disse. Ela ressalta que o Piauí e o Rio Grande do Norte foram considerados pelo Governo Federal como os dois estados pólos para se começar a implantar o sistema. “Eles já vieram fazer o piloto aqui em Teresina e em Castelo do Piauí. Nessa primeira semana de novembro o curso vai estar direcionado para a gerência regional de Teresina e seus trinta municípios. Inicialmente serão treinados dois representantes de cada município. A idéia é que seja um nutricionista ou uma enfermeira do PSF e o operador de informática”, destaca Carmem. Para ela, o principal objetivo da iniciativa é ter um sistema que possa representar o estado emocional e alimentar da população de forma geral, englobando a criança, o adulto, o adolescente e o idoso. “A partir desse sistema nós poderemos ter informações mais fidedignas de como está o estado nutricional dessa clientela”, explica Carmem Viana.