Os casos de Meningite no Estado apresentaram uma redução de 53,5% no ano de 2003. A informação é do Relatório da Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde. Este ano, foram registrados 223 casos de meningite, o que representa uma incidência da doença de apenas 7,63 por cada 100 mil habitantes, enquanto que no ano anterior, foi de 11,83 por cada 100mil habitantes.
Segundo a Coordenadora de Epidemiologia da SESAPI, Amélia Costa, o decréscimo da doença deve-se ao trabalhado desenvolvido pela SESAPI e Unidade de Vigilância no Instituto Natan Portella Nunes, no monitoramento e controle das meningites, considerando a doença dentro dos padrões de endemicidade.
Do total de casos notificados este ano, as maiores concentrações foram nos municípios de Teresina com 82 casos, sendo 9 do tipo meningocócica, tipo mais grave da doença; Campo Maior com 10 casos, com 50% do tipo viral; Barras com 7 casos, 28,57% viral e 3 casos confirmados em Hugo Napoleão.
Foram registrados óbitos em Picos, Acauã, Campo Maior, São José do Peixe, Simões, Demerval Lobão, Pedro II, União, Luzilândia, Jaicós, Oeiras, Alagoinha e Hugo Napoleão. Porém a letalidade no Estado é de 5,82%, considerada dentro dos padrões normais.
A preocupação da Coordenadora de Epidemiologia da SESAPI é que com a chegada do período chuvoso em decorrência de aglomerações, há probabilidade de aumento no número de casos da meningite meningocócica e viral, esta última responsável pelos últimos surtos detectados no Piauí.