A Secretaria Estadual da Saúde realiza até a próxima sexta-feira o I Treinamento de Faturamento e Digitação Sistema de Informação Hospitalar/Sistema Ambulatorial de Informação –SUS, no auditório da APPM. Estão participando do evento, todos os diretores e faturistas dos hospitais da rede estadual de Saúde, além das unidades mistas de Saúde. O objetivo do treinamento é informar aos diretores e responsáveis pelo faturamento dos hospitais como fazer o processo de faturamento dos serviços do Sistema de forma correta. Antes quem fazia esses faturamentos eram empresas de informática. Mas tendo em vista as ilegalidades já constatadas no faturamento desses hospitais por parte dos auditores do Ministério da Saúde, o secretário da Saúde Nazareno Fonteles baixou uma portaria que impede que empresas particulares façam esse tipo de trabalho, devendo o mesmo ser feito pelo próprio hospital. Nesse sentido, o técnico e auditor do DENASUS, Nivaldo Valdomiro Simão está apresentando aos diretores e faturistas todo o processo de prestação de contas relativo a: prontuários médicos; gerenciamentos de Autorização de Internação Hospitalar; laudo médico para solicitação de procedimentos especiais; cobrança de internação de obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia, entre várias outras coisas. O auditor ressaltou que, com o Estado habilitado em gestão plena, o Governo vai ter recursos que garantam a repasse de AIHs, além de impedir que recursos sejam desviados, já que as informações não serão repassadas de forma aleatória. “O Governo está tendo toda boa vontade nesse sentido. A própria realização do treinamento mostra a preocupação em prestar as contas de forma correta”, disse Nivaldo Simão. Para a diretora do Hospital de Elesbão Veloso, Maria José Matão Lemos, o treinamento é importante porque permite que os próprios hospitais façam seu faturamento, impedindo fraudes. “Nunca esse treinamento tinha acontecido. Nós já sabíamos da necessidade e até já procurávamos, mas essa é a primeira vez que o treinamento acontece. Acho importantíssimo porque o que está sendo repassado permite que nós mesmos possamos cuidar das contas dos nossos hospitais, sabendo como fazer corretamente tudo. Também é importante para os diretores participarem desse treinamento porque a partir de agora nós vamos ter consciência do que estamos assinando”, diz Maria José Lemos. Ainda durante o evento, estão sendo instalados nas CPUs dos computadores dos hospitaiso programa oficial do faturamento dos procedimentos do SUS, do Ministério da Saúde. O treinamento que começou na última segunda-feira vai até a próxima sexta, está acontecendo das 8h às 12h, no auditório da APPM.