SESAPI realiza Seminário sobre Sarampo com as DRS A Secretaria Estadual da Saúde vai realizar em Floriano e Teresina o Seminário sobre o Plano de Erradicação do Sarampo, Controle da Rubéola e Eliminação da Síndrome da Rubéola Congênita com a participação de todas as Diretorias Regionais de Saúde do Estado. Nos dias 10 e 11 de novembro, o Seminário acontece em Floriano, no Hotel Rio Parnaíba. A abertura será às 14 horas, com a participação das Diretorias Regionais de Amarante, Oeiras, Picos, Floriano, São João, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Corrente e Uruçuí. Em Teresina, o Seminário acontece nos dias 13 e 14, no Rio Poty Hotel com a participação das Diretorias Regionais de Parnaíba, Barras, Piripiri, Teresina, Campo Maior, Valença, Fronteiras e Paulistana. Segundo a Gerente da Vigilância à Saúde, Liana Vasconcelos, o objetivo do Seminário é discutir estratégias de manutençao da eliminação do sarampo no Estado, onde o último caso da doença foi registrado em 1999. Quanto a Síndrome da Rubéola Congênita, o objetivo é controlar os casos para que nenhuma gestante venha contrair a doença e ter problemas no futuro com o bebê. No Brasil, o último caso de sarampo foi registrado em 2000. Em 2001 e 2002 foram registrados casos em São Paulo, mais todos importados do Japão. A preocupação da Secretaria de Saúde do Piauí é manter a vigilância em saúde para que não apareçam novos casos da doença.