No próximo dia 29 todo o Estado do Piauí se mobiliza para combater o mosquito Aedes egypti, transmissor da dengue. Trata-se do “Dia D de Combate a Dengue”, que acontecerá em todo país e pretende eliminar ou tratar os objetos que possam se transformar em criadouros do mosquito. No Estado, a ação está sendo coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde. A reunião para definir metas e a programação foi realizada na semana passada com representantes do Comitê Estadual de Combate à Dengue coordenado pela SESAPI e formado pela Fundação Nacional de Saúde, o Conselho Regional de Enfermagem, Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Secretaria de Educação do Estado do Piauí. Com o slogam “Não basta ter, Tem que fazer”, a campanha tem como meta: reduzir a menos de 1% a infestação predial em todos os municípios; reduzir em 50% o número de casos de 2003 em relação a 2002; reduzir a letalidade por febre hemorrágica de dengue em menos de 1%; garantir vigilância epidemiológica, combater o vetor, integrar com a atenção básica, saneamento ambiental, educação em saúde, comunicação e mobilização social; capacitação de recursos humanos e acompanhamento e avaliação do programa. Para garantir esses resultados, a SESAPI vem capacitando e atualizando pessoal, coordenando, acompanhando, avaliando, orientando e incentivando os municípios no desenvolvimento de ações. Atualmente, as principais dificuldades em se combater a dengue no país estão ligadas a alguns fatores. O mais grave está ligado ao fato de 90% dos focos dos mosquitos estão dentro das casas, as pessoas não consideram a dengue uma doença grave e séria e difícil de ser combatida, além do fato de que evitar a dengue depende fundamentalmente da mudança de hábitos e comportamentos. Entre os avanços já obtidos no combate à doença no estado, alguns podem ser destacados, como: o fortalecimento, da infra-estrutura do programa, elaboração de instrumento legal no apoio as ações em imóveis fechados e recusas, capacitação de pessoal de todas as áreas do Programa Nacional de Combate a Dengue, Adoção de métodos alternativos de controle vetorial no âmbito domiciliar, descentralização de sorologia e isolamento viral, inclusão das ações de prevenção e controle da dengue da Atenção Básica, reuniões periódicas de avaliação e sustentação política, sistematização das supervisões do Ministério da Saúde aos estados, publicação de materiais técnicos e boletim epidemiológico periódico. No Piauí, as maiores atenções estão voltadas para os trinta e três municípios considerados áreas de risco da doença. São eles: Luís Correia, Parnaíba, Barras, Cabeceira do Piauí, Piripiri, Altos, Beneditinos, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Palmeirais, Teresina, União, Alto Longa, Campo Maior, Coivaras, Água Branca, Agricolândia, Barro Duro, Lagoinha do Piauí, Miguel Leão, Olho d’Água do Piauí, São Pedro do Piauí, São Gonçalo do Piauí, Prata do Piauí, Picos, Floriano, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. No Dia D, serão visitados: condomínios, residências, terrenos baldios e locais públicos, locais de armazenagens de produtos, borracharias e locais que armazenem sucatas, prédios públicos, ginásios e esportes e estádios. Os últimos dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que em 2003 já foram notificados 12064 casos de dengue em todo Estado. Desses, foram confirmados 8748 casos que resultaram em dois óbitos.