O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde realizam nesta quinta-feira (13/11), às 8h00, no Rio Poty Hotel, um seminário sobre o Plano de Erradicação do Sarampo, Controle de Rubéola e Avaliação das doenças Imunopreveníveis. O evento irá reunir representantes das Vigilâncias Epidemiológicas Municipais e diretores das regionais de Parnaíba, Barras, Piripiri, Teresina, Campo Maior, Valença, Fronteiras e Paulistana. Desde o ano de 2000 não tem registro de caso de sarampo no Piauí, os últimos casos foram notificados no ano de 1999, porém iniciativas como a realização desse seminário visa manter a erradicação da doença no Brasil e nas Américas. “É preciso manter a vigilância e a vacinação para evitar que novos casos da doença venham a surgir”, declara a gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, Liana Vasconcelos. Ela ressalta que toda criança que tem entre 1 ano a 12 anos tem que tomar a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Liana acrescenta que também deve ocorrer a vacinação de bloqueio quando há casos suspeitos da doença em pessoas que não foram vacinadas. Esse tipo de bloqueio deve ser utilizado a partir dos seis meses até os 39 anos, tendo em vista que já ocorreram casos de sarampo em crianças menores de 1 ano no Brasil, no ano de 1997. O Ministério da Saúde está incentivado os Estados a implementarem o Plano de Erradicação do Sarampo, que visa estimular a notificação de casos e a orientar como proceder em relação a esses casos. A secretaria já realizou a primeira etapa do seminário no último dia 10 e 11, em Floriano. O evento contou com a presença de 101 pessoas das regionais de Amarante, Oeiras, Picos, Floriano, São João, São Raimundo, Corrente, Bom Jesus e Uruçuí. Entre os assuntos que foram abordados estão os seguintes: a questão da vigilância, imunização e laboratórios. Quanto à Síndrome da Rubéola Congênita, o objetivo da discussão é controlar os casos de rubéola para que nenhuma gestante venha contrair a doença, e possa gerar problemas de saúde para o bebê.